Comitê responderá pelo planejamento e realização da Fenavinho 2019

Após a confirmação da realização da ExpoBento 2019 em paralelo com o retorno da Fenavinho para o próximo ano, a noite desta quarta-feira, dia 28, foi marcada pela apresentação do Comitê que responderá pelo planejamento, programação e execução da Festa Nacional do Vinho junto a maior feira multissetorial do País, de 13 a 23 de junho. A coordenação ficará a cargo de Diego Bertolini, gerente de promoção e marketing do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e com vasta experiência no setor.

Dentre as novidades anunciadas para os presentes no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, em jantar de apresentação, está garantido o vinho como protagonista. Exposição de vinícolas e comercialização de produtos, Enoteca (com apresentações de vinhos nacionais e suas procedências), Cursos de Degustação, Túnel do Tempo (com a história de mais de 50 anos da Festa), Vila Típica ( integrada à área gastronômica e ao espaço da agroindústria e das vinícolas), para as crianças, a Piccola Città, espaço com ações na área da educação patrimonial, lazer e recreação dirigida ao público infanto-juvenil e, relembrando edições históricas, o famoso vinho encanado no centro da cidade.

“A proposta é recriar ambientes de época, revitalizando expressões da cultura regional local. Queremos transmitir esses conceitos por meio de vários campos do patrimônio cultural: arquitetura colonial, artesanato, hábitos e costumes, vinho colonial, gastronomia, teatro, música entre outros – sempre com janelas interativas para a participação do público”, diz Bertolini.

Há, ainda, projeto para a realização de desfiles de carros alegóricos e escolha das Soberanas.

“A Festa Nacional do Vinho preencheu seu propósito de valorizar a produção vitivinícola do município, já famosa na época. E fez mais do que isso: deu tão certo que lançou Bento Gonçalves na era do desenvolvimento. Por isso, o CIC-BG, cumprindo seu papel de entidade ligada às causas da cidade, orgulha-se de liderar o movimento que está trazendo a Fenavinho de volta à vida”, diz o presidente do CIC/BG, Elton Paulo Gialdi.

Um dos principais entraves que inviabilizou a continuidade da Fenavinho – realizada pela última vez em 2011 – foi o passivo financeiro acumulado: em valores corrigidos, mais de R$ 3,5 milhões. Boa parte das tratativas do CIC-BG consistiu em negociar os processos ajuizados e, também, articular com os credores morais (aqueles que mesmo tendo valores a receber da Fenavinho, não recorreram à justiça).

Participaram do jantar de apresentação o prefeito Guilherme Pasin, Secretários Municipais, Vereadores, diretores e associados do CIC, imprensa e lideranças do setor vinícola. Um dos momentos marcantes ainda na noite, foi a homenagem prestada pelo CIC para o primeiro presidente da Fenavinho, Moysés Luiz Michelon, falecido em 2018. Sua filha e diretora do Hotel Villa Michelon, Elaine Michelon, recebeu o troféu.

 

Comitê da Fenavinho 2019
Coordenação: Diego Bertolini
Cultura e Relação com a Comunidade: Rodrigo Parisotto
Eventos: Roberto Cainelli Jr
Gastronomia: Marcos Giordanni
Marketing: Rodrigo Valério
Turismo: Gabirelle Rodrigues
Vinho: Bruna Cristófoli
Vinícola \ Institucional: Daniel Panizzi

Diretoria da ExpoBento 2019
Diretor geral: Rogério Capoani
Diretor Jurídico: Gabriel Luchese
Vice: Andresa Provenzi
Diretor de Projetos: Cesar Anderle
Vice: Adelgides Stefenon
Diretor Industrial: Gilberto Durante
Vice: Humberto Giacomello
Diretor de Serviços e Alimentação: Willian Rizzi
Vice: Adriano Ferronatto
Diretor de Marketing: Rodrigo Valério
Vice: Bruna cenci e Mayara Poletto
Diretora Financeira: Jussara Canabarro
Vice: Flávia Gallon Anceski
Diretor de Eventos: Bruno Benini
Comercialização: José Carlos Zortéa

SERVIÇO:
O que: ExpoBento 2019 e Fenavinho
Quando: 13 a 23 de junho de 2019
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Mais informações: www.expobento.com.br

 

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

Imagens 3D – arquiteta Joana Milan

*Com informações da Exata Comunicação