Comissão é criada em Bento para auxiliar no Censo Agropecuário 2017 que inicia em outubro

IMG_28151

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está preparando o Censo Agropecuário 2017 em Bento Gonçalves. Nesta quarta-feira, 09, foi formada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, equipe integrada por representantes da Prefeitura, Câmara, entidades de classes, entre outros.

Participaram o Prefeito Guilherme Pasin, presidente da Câmara Moises Scussel Neto, secretário adjunto de Desenvolvimento da Agricultura João Carlos da Silva, secretário de Governo Enio De Paris, pesquisadora da Embrapa Loiva Maria Ribeiro de Mello, enólogo da Emater/RS-Ascar Thompson Didoné, presidente do Sindicato Rural Elson Schneider, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Cedenir Postal.

A coleta do Censo Agropecuário 2017 inicia no próximo dia 1º de outubro e segue até o mês de fevereiro de 2018 com a visita das equipes do IBGE para a pesquisa e coleta de informações nas propriedades agropecuárias do município.

Segundo o responsável pelo IBGE em Bento, Ricardo Botega, as equipes estão em fase de seleção e devem começar o treinamento no início do próximo mês “a gente realizou recentemente a prova do processo seletivo, o resultado final está previsto para o dia 31 de agosto, pra em setembro a gente iniciar o treinamento dos recenseadores e dos supervisores e iniciar então o trabalho em outubro”.

O Censo Agropecuário pretende investigar todos os estabelecimentos dos municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. O último censo agropecuário realizado no Brasil foi o de 2006.