Comando do 3º BPAT emite nota sobre os índices de criminalidade em Bento

O comando do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), através de seu comandante tenente- coronel Paulo Cesar de Carvalho, emitiu um comunicado referente aos índices de criminalidades registrados neste ano de 2019, em Bento Gonçalves.

Segundo a nota os índices de criminalidade no município estão sob controle, inclusive com registros de queda em todos eles, com uma única exceção aos homicídios, que registram alta de 16,22%, em comparação ao ano passado. Em 2019 foram registrados 43 mortes violentas, contra 37 no mesmo período em 2018, em sua maioria relacionados ao tráfico de drogas. Em uma única noite, cinco pessoas foram mortas em um bar, localizado no bairro Municipal, o que inflou as estatísticas.

Na semana passada a Secretaria de Segurança já havia divulgado números com relação aos índices. Destaque para a redução de 58,44% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 39,18% furto e roubo de veículos e 59,88% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

Confira a nota do comando do 3º BPAT na íntegra:

“A população se sente muita segura em Bento Gonçalves. Atualmente, os índices criminais da cidade estão todos sob controle. Inclusive, houve uma diminuição de 49% do número de furtos e roubos, em relação ao mesmo período do ano passado. Relativamente ao número de homicídios, o que ocorreu foi um fenômeno isolado, no mês de junho deste ano, em que aconteceram cinco mortes, por desavenças relacionadas ao tráfico, motivo do aumento das estatísticas.

Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro de 2019, ocorreram 43 homicídios, sendo 6 a mais do que os homicídios ocorridos  no mesmo período do ano passado. Desde de setembro, quando assumi o comando do 3º BPAT, a Brigada Militar vem desenvolvendo  ações de policiamento ostensivo e preventivo, através da utilização do sistema de inteligência e da realização de barreiras e abordagens  em pontos estratégicos e críticos para as áreas de crime, a fim de coibir todo tipo de ação delituosa.

Já obtivemos resultados de tais ações, uma vez que os índices de homicídio para a cidade de Bento Gonçalves encontram-se estáveis, de acordo com a média histórica do Painel de Resultados da Brigada Militar, que considera os últimos 11 anos. No mês de setembro, efetuamos quatro prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes, três prisões em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, quatro prisões de foragidos da justiça e nove prisões por mandados judiciais. Também foram apreendidos 16 quilos de entorpecentes e diversas armas de fogo, dentre as quais um fuzil, uma pistola automática e outras de uso restrito. Temos a convicção de estarmos no caminho certo. 

TCel Carvalho”

Confira a comparação entre os dados: