Clube Esportivo apresenta ações comemorativas ao centenário

JS4-1030

Campanha prevê a realização de 100 atividades temáticas até agosto do próximo ano

A grandiosidade da história do Clube Esportivo merece ser celebrada à altura do que essa valiosa instituição representa para Bento Gonçalves – e será imortalizada por meio de cem ações temáticas, alusivas às festividades do centenário de sua fundação, em agosto de 2019. Esse robusto plano de valorização e engajamento comunitário foi apresentado na noite de 04 de outubro, durante um jantar comemorativo ao aniversário de 99 anos do alviazul, realizado no Bento Gonçalves Centro Empresarial.

Perante um público de mais de 300 pessoas – entre lideranças, autoridades, dirigentes esportivos, torcedores e parceiros que ajudaram a construir a trajetória do clube – o Esportivo apresentou as propostas de uma campanha desenvolvida para aproximar o time da comunidade. “Vamos reativar a paixão de Bento Gonçalves pelo clube”, definiu o diretor de marketing, Diego Bertolini. A meta é ousada: chegar aos mil sócios até o próximo ano.

A mobilização rumo a esse objetivo começou a ser edificada com o lançamento da campanha de comunicação ‘coleTIVO – ninguém chega aos 100 anos sozinho’, cuja proposta é resgatar a legião de apoiadores que contribuíram para edificar a trajetória do clube. Um vídeo institucional com depoimentos de personalidades ligadas ao time emocionou o público – e começa a circular pelas redes sociais. Também nos meios digitais o Esportivo reforça a campanha de captação de associados – que podem fazer sua adesão via online.

Quem quiser exibir o orgulho de fazer parte da história do Esportivo poderá adquirir, também, camisetas da série especial lançada de forma comemorativa: uma edição limitada, com dois modelos vintage, remetendo ao modelo do primeiro uniforme do clube, datado de 1919. Há apenas 100 unidades numeradas de cada modelo, que podem ser encomendadas diretamente na secretaria do Esportivo.
Embalando a apresentação das propostas comemorativas, o público foi presenteado com uma audição inédita do hino do Esportivo, com releitura do músico Rodrigo Soltton, acompanhando o arranjo ao piano.

História imortalizada em livro
Cada capítulo que compõe a história centenária do Clube Esportivo de Bento Gonçalves será eternizada nas páginas de um livro temático, que está sendo produzido sob a curadoria do jornalista Fabiano Mazzotti. A publicação contará episódios marcantes e resgatará as principais conquistas que se acumulam na trajetória do alviazul. Esse material ganhará, também, versão cinematográfica, no formato de documentário.

Interação com a comunidade
Um momento tão marcante como é a comemoração do centenário de fundação de um clube precisa ser compartilhado com aqueles que dão vida e energia ao Esportivo – os bento-gonçalvenses. A comunidade será convidada a participar de uma programação festiva, que começa na noite de 25 de agosto de 2019 – quando haverá um jantar temático, com expectativa de reunir duas mil pessoas. Já no dia 28 daquele mesmo mês (um domingo), o Esportivo quer lotar o estádio Montanha dos Vinhedos para um circuito de atividades especiais: uma partida amistosa, para festejar a data em campo. Nessa data haverá, também, desfile de carros alegóricos temáticos, apresentações musicais e artísticas.

“A valorização do papel do Esportivo segue, também, com um projeto especial que desenvolveremos juntos às escolas do município, demonstrando, mais uma vez, o apreço que o clube tem pela comunidade onde está inserido”, disse o diretor de eventos, Leocir Glowacki.

Rumo à elite do futebol

No ano do centenário, o Esportivo pretende estar de volta ao lugar que entende ser seu por direito: a elite do futebol gaúcho. Essa foi a promessa do presidente Anderson Zanella, durante o jantar comemorativo aos 99 anos do clube. “Estamos organizados, estruturados, trabalhando com total determinação para recolocar o nosso querido alviazul junto aos grandes do futebol gaúcho”, assegurou.
Para isso, o clube espera contar, mais uma vez, com o apoio da comunidade.

“Precisamos da força de cada bento-gonçalvense. Nossa campanha quer, justamente, resgatar esse espírito coletivo e engajar toda a comunidade não só na celebração da história do Esportivo, mas no compromisso de construir um futuro de sucesso para ele”, disse o presidente do Conselho, Gilberto Durante.

Essa visão a longo prazo impressionou o primeiro vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman durante a festividade da noite de 04 de outubro. “Vejo aqui personalidades que ajudaram a construir a história do Esportivo, e isso representa a valorização de sua história. Encontro pessoas trabalhando pelo clube, demonstrando a força de seu presente. E, com emoção, encontro aqui crianças, que daqui a cem anos estarão relembrando esse momento e comemorando um futuro de muitas conquistas”, disse.

Grande bandeira de Bento Gonçalves, o Esportivo é motivo de orgulho pelo legado de contribuições que já edificou – e certamente ainda vai gerar – para o município. “São histórias que se confundem e, certamente, nos emocionam”, disse o prefeito Guilherme Pasin. Por essa representatividade, o Clube é merecedor do apoio de todos, recomendou o presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi – entidade cuja sede foi anfitriã do jantar alusivo aos 99 anos do alviazul.

“Cada um de nós pode e deve fazer sua parte em reconhecimento à grandiosidade da história do Esportivo, contribuindo para que sua trajetória de conquistas se perpetue”, disse.

Fúria Alviazul dá apoio ao Esportivo nas arquibancadas

O que torna um clube grande e reconhecido é o amor de sua torcida. Presentes para apoiar o time em todas as partidas, os torcedores alviazuis podem se orgulhar por fazer parte da história de um clube quase centenário. Um grupo de apaixonados pelo Esportivo tem ainda mais motivos para comemorar a proximidade desse marco histórico: a torcida organizada Fúria Alviazul acompanha o time desde 2004 seja onde for e participa ativamente na construção dessa trajetória.

O líder da Fúria, Cristian Cassinelli, prospecta uma temporada vitoriosa para o clube no ano do centenário. “Sem dúvidas a expectativa é de que o nosso clube consiga o tão almejado acesso à primeira divisão, corrigindo os erros cometidos no ano de 2018. Como representante da torcida, posso garantir que não pouparemos esforços no apoio incondicional aos jogadores durante as partidas. Queremos todos trabalhando pelo objetivo principal. O clube pode contar conosco, assim como sempre foi, pois estamos presentes em praticamente todos os jogos, tanto no Montanha dos Vinhedos como fora dele, percorrendo centenas de quilômetros para apoiar o Esportivo”, ressalta.

Para que essa expectativa se torne realidade, Cassinelli acredita que é preciso concretizar outro projeto do clube: a efetivação da categoria sub-19. Isso porque, segundo ele, a continuidade do trabalho com os jovens após os 17 anos é capaz de garantir parte da sustentabilidade de uma instituição esportiva. Por isso, o clube trabalha com afinco para a instalação dessa categoria e espera em um futuro breve a concretização desse projeto. Para o líder da organizada, a satisfação em liderar a torcida organizada de um dos principais clubes do interior gaúcho é imensa.

“O sentimento é de gratidão, pois o Esportivo é um clube que tem uma história vitoriosa, mesmo com as dificuldades enfrentadas por times do interior. Então, liderar a torcida desse clube que está prestes a completar cem anos e possui uma estrutura e planejamento que nos fazem acreditar e almejar sempre mais é a motivação para continuar trabalhando e sentindo orgulho do que faço”, reforça.

A Fúria Alviazul também colaborou com a organização do evento comemorativo aos 99 anos do clube. A banda organizada entoou cânticos característicos do clube a fim de aproximar a sensação de estar no Montanha dos Vinhedos aos presentes no evento. A Fúria está preparando uma nova canção para comemorar o centenário e uma reformulação na banda.

Fotos: Jeferson Soldi

Fonte: Exata Comunicação