CISGA é selecionado pelo Ministério da Agricultura para participar de projeto piloto

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou a lista com os doze consórcios públicos selecionados para o projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país. Dentre eles, está o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), o qual Bento Gonçalves integra.

O projeto recebeu 55 inscrições, passando para fase de entrevistas 40 consórcios públicos intermunicipais. Na avaliação final, foram selecionados 12 consórcios abrangendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que receberão apoio direto da equipe do Mapa para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

A iniciativa tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios municipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.

Com a seleção, além dos produtos poderem ser comercializados em todo território nacional, os municípios receberão todo o suporte técnico do Ministério da Agricultura para o fortalecimento das agroindústrias e dos Serviços de Inspeções Municipais (SIM’s).

O coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), Cristiano Selbach, comemora a classificação. “O trabalho desenvolvido em Bento Gonçalves em prol das agroindústrias tem gerado resultados muito positivos. Ficamos felizes que Bento Gonçalves, por meio do CISGA, poderá fazer parte desse projeto, que vem para qualificar o serviço que é prestado no município”, enfatiza.

Atualmente Bento Gonçalves conta com 17 estabelecimentos de origem animal registrados no SIM e quatro no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

O CISGA é constituído pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto ilustrativa: Laura Kirchhof