CineSesc apresenta Mostra Ingmar Bergman em Bento

sesc

O projeto CineSesc prepara uma programação especial para Bento Gonçalves no mês de junho. Entre os dias 12 e 26, o Sesc local (Rua General Cândido da Costa, 88) apresenta a Mostra Ingmar Bergman. Um dos maiores diretores da história de sétima arte será homenageado no mês de seu aniversário de 100 anos com a exibição de três dos seus maiores clássicos: “O Sétimo Selo”, “Persona” e “Morangos Silvestres”. Sempre às 20h, as sessões têm entrada gratuita. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3452-6103 e no site www.sesc-rs.com.br/bento_goncalves/.

No dia 12 de junho, a Mostra apresenta “O Sétimo Selo”, que conta a história de um cavaleiro (Max Von Sydow), que retorna das Cruzadas depois de dez anos e encontra seu país devastado pela peste negra. Enquanto sua fé em Deus é colocada em xeque, ele precisa enfrentar a Morte (Bengt Ekerot) em jogo de xadrez que o resultado pode ou não condená-lo.

Já no dia 19 de junho, é a vez de “Persona”, um dos mais emblemáticos filmes do autor. A trama apresenta uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar, enquanto sua enfermeira, na tentativa de auxiliar sua paciente, fala sem parar. A circunstância serve para Bergman pensar e discutir inúmeros elementos da mente humana.

Para fechar a Mostra com chave de ouro, no dia 26 o público será apresentado a “Morangos Silvestres”. Na história, rabugento médico Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. A viagem, as paisagens e as pessoas que encontram servem para o protagonista refletir sobre suas escolhas e experiências no decorrer da vida.

Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais, Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko.”

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Mostra Ingmar Bergman – Bento Gonçalves

Local: Sesc Bento Gonçalves – Rua General Cândido da Costa, 88
Horário: 20h
Entrada franca

12/06
Filme: “O Sétimo Selo”
Duração: 96 min
Classificação etária: 12 anos

19/06
Filme: “Persona”
Duração: 91 min
Classificação etária: 16 anos

26/06
Filme: “Morangos Silvestres”
Duração: 92 min
Classificação etária: 14 anos