Cine Ovelha Café exibe filme O gabinete do Dr. Caligari

cafeovelhacinema

Considerado como precursor dos filmes de terror, O gabinete do Dr. Caligari marca o início as exibições do Cine Ovelha Café. A experiência cultural deve ocorrer uma vez por mês e a primeira está marcada para o dia 24 de julho, a partir das 20h. A obra da sétima arte será acompanhada ao vivo pelo improviso do tecladista de Bento Gonçalves, Rafael Teclas.

O filme, considerado um clássico do cinema mundial, possibilita interpretações variadas, conforme um dos organizadores do evento, José Martim Stefanon, que podem ser aplicadas atualmente. O viés político, psicológico e a estética são algumas das características mencionadas por ele.

O longa metragem integra o movimento expressionista alemão, que teve início 1912 e se estende até quando Hitler ascende ao poder.

“O filme tem uma atmosfera bastante propícia  e uma história bastante interessante. O filme foi escolhido por vários motivos, principalmente por uma questão política. Ele lida com temas como hipnose, pessoas sendo controladas por outras pessoas, controlada por uma só pessoa nesse caso. Até hoje, ele é bastante interessante”, afirma Stefanon.

No início, será exibido um curta metragem local  e, após o filme, haverá um debate  com um cineasta de Caxias do Sul. Os ingressos limitados e que valem café e pipoca custam R$ 30 no café ou com os produtores José Martim ou Lucas de Lucca.