CIC-BG amplia opções de cursos de qualificação

cursos

Sete capacitações já estão confirmadas para ocorrerem até maio, duas com início neste mês

A qualificação é fator preponderante para que as empresas – independentemente do segmento de atuação – mantenham-se atualizados e, principalmente, competitivas diante das necessidades do mercado. Para atender a esse desafio cada vez mais relevante na rotina corporativa, uma iniciativa desenvolvida há décadas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves ganha ainda mais força: a realização de cursos de qualificação e capacitação.

O ciclo de atividades preparados pela entidade para o primeiro semestre de 2018 já tem sete modalidades confirmadas e inicia neste mês. Em março, dois treinamentos serão oferecidos, ambos dos dias 20 a 22 – Administração em Compras e Como Comprometer o Funcionário à Empresa e ao Trabalho – Selecionar e Desenvolver Competências. Em Administração de Compras, o administrador e professor João Antônio Pires Rodrigues, que também ministrará outros dois cursos em abril, abordará assuntos como objetivos e princípios básicos para operacionalidade do setor de compras, organograma do setor, processos de negociação, custos dos estoques, importância de giro nos estoques, entre outros.

Os conhecimentos para incentivar o comprometimento, selecionar talentos e desenvolver competências estarão no cerne da capacitação comandada pela consultora Cíntia Arnt. No programa, ciclo de marketing de relacionamento e fidelização ao funcionário, seleção de pessoal, feedback construtivo, endomarketing, entre outros. Até o início de maio serão sete cursos já programados – veja a lista completa ao lado. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] com.br ou pelo telefone (54) 2105.1999.

AGENDE-SE PARA OS CURSOS DO CIC-BG

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Data: 20, 21 e 22 de março de 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: João Antônio Pires Rodrigues
Conteúdo: Um curso completo sobre como identificar as melhores oportunidades de compra para o seu negócio
Programa: A importância da atividade compras para a produtividade e competitividade da empresa; a organização de compras; a qualificação dos compradores; como operacionalizar o sistema de compras; a negociação em compras; características de um bom negociador; as fontes de fornecimento; classificação dos fornecedores; seleção e avaliação de fornecedores.

COMO COMPROMETER O FUNCIONÁRIO À EMPRESA E AO TRABALHO – SELECIONAR E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS
Data: 20 e 21 de março de 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: Cíntia Arnt
Conteúdo: Recomendado para qualificar gerências, supervisores, profissionais autônomos e de recursos humanos que buscam aperfeiçoar seus métodos de seleção e desenvolvimento pessoal
Programa: Ciclo do marketing de relacionamento e fidelização do funcionário; momento atual; motivação (o líder que sabe comprometer as equipes) e endomarketing; seleção de pessoal; integração funcionários novos x respeito aos valores e procedimentos da empresa; treinamento e desenvolvimento de pessoal; normas, procedimentos da empresa e endomarketing; passos do feedback construtivo; reuniões eficazes com o funcionário.

CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO
Data: 9, 10 e 11de abril de 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: João Antônio Pires Rodrigues
Conteúdo: Um curso para compreender as ferramentas estatísticas básicas utilizadas na identificação e na análise de problemas, nas avaliações de estabilidade e do processo e métodos para manter a melhoria contínua, trocando a detecção pela prevenção.
Programa: Introdução ao CEP; importância do CEP para tomada de decisão; conceito de controle de processo, conceitos estatísticos básicos, amostragem; administrando através de métodos estatísticos; análise das causas comuns e causas especiais de variação; análise e interpretação de cartas de controle para atributos; análise e interpretação de cartas de controle para variáveis; cálculo e análise de processo.; definição de medidas de processo: CP e CPK; aplicação das ferramentas: diagrama de pareto, causa e efeito, espinha de peixe e correlação, implantação do CEP.

ORÇAMENTO MATRICIAL – COMO GERENCIAR OS GASTOS DA SUA EMPRESA
Data: 16 e 17 de abril de 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: Carlos Wanderlei Reis da Silva
Conteúdo: Um curso de qualificação em análise matricial que busca esclarecer a metodologia para planejamento e controle orçamentário, incentivando você a construir estratégias sólidas para gerenciar os gastos no seu negócio
Programa: Planejamento estratégico; conceitos; metodologia; parâmetros e clusters; definição de metas; processo de acompanhamento sistêmico.

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Data: 17, 18 e 19 de abril de 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: Endinara Siqueira
Conteúdo: Um curso para aprimorar o potencial criativo do profissional com técnicas e conhecimentos sobre criatividade, solução de problemas e métodos de inovação, trazendo eficiência e competitividade para profissionais e negócios.
Programa: Desenvolvimento pessoal; criatividade e inovação; processo criativo; bloqueios para a criatividade e a inovação.

REDUÇÃO DE PERDAS NO PROCESSO PRODUTIVO
Data: 23, 24 e 25 de abril de 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: João Antônio Pires Rodrigues
Conteúdo: Um curso para compreender quais os melhores métodos para identificar as perdas no processo produtivo, promovendo a diminuição de prejuízos e a ampliação da produtividade
Programa: composição do trabalho: efetivo, adicional e perdas; as sete perdas do processo produtivo; ferramentas da qualidade; MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas; CQZD – Controle da Qualidade Zero Defeitos; os tipos de erros; inspeção para descobrir defeitos; inspeção para reduzir defeitos; inspeção para eliminar defeitos; inspeção na fonte; indicadores de qualidade e produtividade.

COMO TRABALHAR SUA DICÇÃO E ORATÓRIA PARA OBTER RESULTADO EM SUA PROFISSÃO?
Data: 8, 9 e 10 de maio 2018
Horário: 18h30min às 22h30min
Facilitador: Endinara Siqueira
Conteúdo: Um curso que busca capacitar profissionais a refletir e adotar uma postura mais aprimorada nas suas expressões em público. Através de técnicas e conhecimentos específicos da oratória, deseja preparar o profissional para obter os melhores resultados ao se comunicar publicamente
Programa: Conceito de dicção e oratória; expressão corporal; comunicação verbal e não verbal; a voz; vocabulário ideal/ linguagem técnica; entusiasmo/emoção; vícios de linguagem; medos/fobias/deslizes; dicas práticas.
 

Fonte: Exata Comunicação