Cerimônia marca posse do bento-gonçalvense coronel Santarosa, novo comandante da Brigada Militar

O bento-gonçalvense coronel Vanius Cesar Santarosa, tomou posse em cerimônia realizada no último dia 1º de abril, como novo comandante Comandante-Geral da Brigada Militar. O ato, em âmbito interno, ocorreu no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da BM.

A cerimônia reservada foi realizada perante uma representação de Oficiais e praças que atuam no Comando-Geral e marcou também a despedida do Coronel Rodrigo Mohr Picon. A passagem atendeu a designação divulgada durante a semana pelo Governador, Eduardo Leite, com a publicação no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, dia 6 de abril.

Por indicação do Governador, o Coronel Rodrigo Mohr Picon irá assumir uma vaga como Desembargador Militar no Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJM-RS). O convite foi realizado na tarde do dia 30 de março, no Palácio Piratini, presentes o Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Del. Ranolfo Vieira Júnior e o até então Subcomandante-Geral, Coronel Vanius Cesar Santarosa, momento em que foi convidado para assumir o Comando-Geral da BM.

Novo comandante-geral

Nascido em Bento Gonçalves em 1968, o Coronel Santarosa ingressou na Brigada Militar em 1987. Teve passagem pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em parte da zona sul da capital. Conduziu grande parte da sua carreira na Instituição atuando com destaque na atividade de aviação, como piloto de aviões e helicópteros.

Além de mais de 6 mil horas de voo, contribuiu para a formação de outros pilotos na Brigada Militar e também de outras forças policiais brasileiras e estrangeiras. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, pela Chefia da 3ª Seção do Estado-Maior da Instituição, direção do Departamento de Informática e ocupava a função de Subcomandante-Geral da Brigada Militar até o convite.

No evento o Comandante substituído Cel Mohr transferiu, em ato simbólico, suas platinas de Comandante-Geral para o Comandante substituto Cel Santarosa. Após o Coronel Santarosa agradeceu ao Coronel Mohr pela sua escolha para ser seu Subcomandante-Geral e também por reforçar sua indicação para assumir o comando. O mais novo Comandante-Geral da BM expressou que irá contin

Fonte e fotos: Brigada Militar