Celebrações da Primeira Eucaristia mobilizam 394 catequizandos na Paróquia Santo Antônio

Ao longo do mês de dezembro e primeira quinzena de janeiro de 2021, crianças e adolescentes das comunidades receberam o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez, após preparação em família ao longo dos meses de pandemia

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, celebrou, ao longo do mês de dezembro e primeira quinzena de janeiro de 2021, a Primeira Eucaristia de 394 catequizandos, nas diversas Comunidades. O Sacramento da Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo, é recebido pela primeira vez no percurso de Iniciação à Vida Cristã, no ciclo de quatro anos da Catequese e foi realizado após a preparação das crianças e adolescentes em suas famílias, ao longo dos primeiros meses da pandemia, em 2020.

As Missas aconteceram em horários alternativos, para não haver aglomeração de pessoas e também foi limitada a participação de familiares, mesmo nas Comunidades. No Santuário Santo Antônio, por exemplo, as celebrações foram realizadas nos domingos do mês de dezembro, às 11h.

Neste processo de reorganização exigida pela pandemia da Covid-19, a Paróquia Santo Antônio manteve as atividades e os encontros da Catequese no formato virtual, seguindo as orientações diocesanas. Celebrações em família e com a transmissão ao vivo pelas redes sociais permitiram a realização de um itinerário de fé e conhecimento de Jesus, por meio da Leitura Orante da Palavra de Deus. Em novembro de 2020 foram realizadas as confissões, momento especial para os catequizandos buscarem o Sacramento da Reconciliação.

O pároco, padre Ricardo Fontana, destaca a importância do caminho de fé realizado pelas famílias e a doação das catequistas e coordenadoras para o bom êxito do itinerário. “Todos nós, crianças, pais, equipe paroquial, catequistas, coordenação, somos vitoriosos, porque assumimos juntos este desafio. Certamente é um tempo especial da graça de Deus que nos permite aprender mais sobre este Jesus, que se dá no Pão e no Vinho, que faz morada em nós, na Eucaristia”, pontua.

Ao longo desta segunda quinzena de janeiro, a Paróquia Santo Antônio também irá vivenciar o Sacramento da Confirmação, com a Crisma dos jovens da Crisma 2, do caminho de Iniciação à Vida Cristã.

 

Fonte: Paróquia Santo Antônio