CDL-BG lança série especial de vídeos explicativos sobre funcionamento do Pix

O novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central vem despertando uma série de dúvidas sobre seu funcionamento. Para esclarecer as vantagens e as utilidades dessa nova tecnologia, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, em parceria a instituição bancária Sicredi, desenvolveu uma série especial de vídeos explicativos em suas redes sociais para ajudar o comércio local a compreender o Pix.

Chegando ao mercado no dia 16 de novembro para ser uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores e realizarem ou receberem pagamentos, a inovação é apresentada, em cinco etapas, pelo Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Sicredi Serrana, Odirlei De Cesaro.

Nos conteúdos audiovisuais, o especialista mostra como pessoas e empresas poderão fazer transações em menos de 10 segundos – por meio dos aplicativos de celular de bancos, meios de pagamento e fintechs. Ele explica, também, como será possível aderir ao Pix, já que é necessário criar uma chave específica – para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta, usando uma destas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória (forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais).

As empresas também poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code. Na hora de fechar o negócio, basta escolher o Pix no aplicativo e capturar a imagem presente no código digital. Segundo o Banco Central, como principais vantagens do Pix estão a disponibilidade de serviço durante 24 horas, inclusive aos finais de semana, a rapidez nas transações e a gratuidade para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais).

Os vídeos explicativos podem ser conferidos no canal de YouTube da CDL-BG.

Fonte e foto: Exata