Casas de Artesanato são entregues em Bento

A valorização do artista, do artesanato e da produção local são uma das prioridades da Administração Municipal. Neste sábado, 01 de agosto, mais um importante passo foi dado neste sentido. Foram entregues as chaves para os artesãos do município das Casas de Artesanato, na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini.

O projeto realizado após diversas reuniões com os artesãos, entidades e poder público foi idealizado por meio de uma medida mitigatória das obras do novo complexo turístico da Piazza Salton. A ação envolve as secretarias de Governo, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB). “Um projeto idealizado e concretizado por várias mãos, e com objetivo de dar este espaço para os nossos artesãos. A secretaria de Mobilidade fez toda instalação elétrica e também está sendo realizada a troca das lâmpadas da praça por led”, disse o Secretário Interino de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita.

O projeto arquitetônico das casas de artesanato foi realizado pelo IPURB. A diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti também acompanhou a entrega.

A ocupação das casas será feita pela Associação dos Artesãos de Rua de Bento Gonçalves, que também tem o compromisso ser agente de cultura e turismo, prestando informações à comunidade, e na preservação ambiental do entorno da praça, e ainda colaborar para o desenvolvimento das ações de qualificação do roteiro cultural e turístico da Via Del Vino.

Para a artesã, Cristina Zorzanello da Silva, que ficará na primeira casa da Praça, a conquista veio de muitos anos de esforço e luta. “Nós aqui, juntos, passamos por muita coisa e nunca perdemos a esperança. Muito obrigada a todos vocês que auxiliaram a concretizar este espaço. Quando a gente sonha junto faz com que isso aconteça”, destaca.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares “a Associação dos Artesão de Rua tem o direito de utilizar a praça garantido por lei. Com esta qualificação do espaço público e da atividade, com certeza os profissionais da área vão melhor atender a comunidade e os turista. Este projeto priorizado pelo Prefeito Pasin fortifica os laços de pertencimento ao local e ao município”.

O Prefeito Guilherme Paisn celebrou o espaço. “Queremos que vocês usufruam deste local com alegria, e que ele lhes proporcione mais tranquilidade para exercer sua arte. Esta entrega das chaves representa um novo momento para trajetória de todos”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola