Casa de passagem de Bento atenderá em centro de acolhimento temporário

A partir da próxima segunda-feira, 23, com o objetivo de evitar aglomerações como forma de prevenção ao novo Coronavírus, a Casa de Passagem de Bento Gonçalves estará fechada. Os acolhimentos serão direcionados para o Ginásio da Madecenter, localizado no bairro Ouro Verde.

Além disso, de forma a atender as determinações de isolamento social, o acolhimento de pessoas em situação de rua se dará em um formato diferenciado. O acesso ao serviço ocorrerá espontaneamente, em que serão encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ou coercitivamente para os resistentes, com o apoio dos órgãos de segurança.

“A determinação é que as pessoas permaneçam em isolamento social. Assim, como forma de proteção aos próprios usuários e a população bento-gonçalvense como um todo, as pessoas em situação de rua também ficarão. Para isso, trabalharemos a partir do diálogo e se necessário com a condução dos mesmos até o local com apoio da Guarda Civil Municipal”, explica o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.

No local, os acolhidos receberão três refeições diárias e serão monitorados 24h, não podendo ausentar-se do centro de acolhimento temporário. Além disso, serão montados espaços adequados para higiene, repouso e lazer.

“Adotaremos medidas de distanciamento mínimo de segurança ao contágio da doença, com relação as refeições coletivas, espaços individuais para repouso e acesso ao ambiente de lazer”, pontua Virissimo.

O acompanhamento dos usuários será intersetorial, composto por equipes da assistência social, saúde básica e mental e de segurança, todos equipados com proteções individuais ao Coronavírus.

Para os usuários que apresentarem sintomas da doença serão adotadas medidas individuais conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: José Martim Estefanon