Carlos Barbosa: medicamentos para prevenção a COVID-19 serão disponibilizados pelo Município

A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde informa a comunidade barbosense que o Município assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Federal, que tem por intuito disponibilizar medicamentos no combate ao novo Coronavírus (COVID-19).

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, entre estes medicamentos está a Cloroquina ou Hidroxicloroquina, ambos tem protocolos específicos de utilização pelo Ministério da Saúde. Ou seja, o paciente precisa apresentar os sintomas da COVID-19 e buscar atendimento médico para que o mesmo faça a avaliação sobre a prescrição da medicação.

O objetivo em adotar essas medidas de prevenção, não é obrigar o uso dos medicamentos, mas sim disponibilizar aos profissionais da saúde como forma alternativa de tratamento. Será uma decisão única e exclusiva de conduta do médico e do paciente, através da assinatura de um Termo de Consentimento que pode ser impresso no site pelo link:
http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/contents/paginas/arquivos/2020_07_22_1595426450.pdf.

Desta forma o Município terá disponível na Farmácia Municipal os medicamentos, que somente poderão ser retirados pelos pacientes que apresentarem a receita médica com a indicação do tratamento e o termo de consentimento. Reforçamos que caberá ao médico definir o que vai receitar ou não ao seu paciente e da importância da assinatura dos documentos.

Mais informações pelo fone 3461.8904 na Secretaria da Saúde.