Campanha do Agasalho 2019 tem meta de arrecadar 60 mil peças em Bento

A Prefeitura de Bento Gonçalves lançou nesta terça-feira, 14, a Campanha do Agasalho 2019. Com o slogan “Para aquecer, basta doar”, a edição reforça a arrecadação de roupas infantis, cobertores e calçados. A meta é atingir a marca de 60 mil peças doadas.

Uma caixa gigante, denominada Calorômetro, será instalada em frente à Prefeitura e fará a medição simbólica da quantidade de peças. As doações já podem ser feitas. Os pontos de coleta estão distribuídos em escolas, bancos, mercados, OAB, repartições públicas, Prefeitura, Câmara de Vereadores, estabelecimentos, entre outros.

A abertura contou com a presença da voluntária Maria da Graça Lorenzini, representando o grupo local de voluntariado Mãos as Obras. A iniciativa conta com 25 mulheres aposentadas que se encontram semanalmente para confeccionar ponchos de lã e entregar às crianças de escolas infantis. O grupo é mantido por doações de lã ou recursos de voluntários para aquisição de material necessário. Maria da Graça enalteceu que o trabalho desenvolvido é feito por amor. “Queríamos fazer algo que fosse útil, e nos deparamos com crianças que iam para a escola apenas de camisetinha. Então, nos propusemos a nos engajar nesta causa”, afirmou.

Para simbolizar o início da campanha, cada criança da Escola Municipal Infantil Criança Feliz, no bairro Ouro Verde, recebeu um poncho. A primeira-dama do Município, Cynthia Pasin, agradeceu a ação desenvolvida pelas voluntárias. “Essas mulheres representam muito bem o espírito da cidade. São pessoas de bem, querendo fazer o bem. A Campanha é tradicional, mas cada edição demonstra ainda mais uma comunidade solidária”, salientou.

O vereador Volnei Christofoli, que no ato representou a Câmara de Vereadores, reiterou que a iniciativa é nobre. “Conclamamos a nossa população a doar, pois é isso que fará com que nossa Campanha tenha sucesso”, disse.

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin, enfatizou que este ano, a Campanha vem aquecida por outros argumentos. “A cada semana, dez novas famílias acessam o Município por meio da Secretaria de Assistência Social, e elas vêm com muitos sonhos e precisam de muita ajuda. A gente aplaude quem faz de forma voluntária, e pedimos para que todos colaborem com a ação e façam suas doações”, pontuou Pasin.

O modelo de distribuição do montante arrecadado seguirá o executado nos últimos anos, com coletas e entregas periódicas às famílias em vulnerabilidade social ou em bairros através das Associações de Bairros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: José Martim Estefanon