Café com Memória em sua 1ª edição 2019 aborda a cultura polonesa em Bento

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e histórias, o Café com Memória, que teve sete edições em 2018, evocou cenas históricas e culturais importantes que marcou o desenvolvimento de várias áreas do município. Dessa forma, foram discorridos assuntos como os 50 anos da Fenavinho, vinícolas antigas, o papel da mulher, a indústria moveleira, moinhos de Bento Gonçalves, entre outros assuntos.

A agenda do Café com Memória de 2019 inicia nesta segunda-feira, 25, às 19h30, na Fundação Casa das Artes. O tema será a “Cultura Polonesa em Bento Gonçalves”. O bate-papo terá a presença da Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa – Braspol, que foi fundada em 1993. Desde então, a entidade realiza atividades de integração e desenvolvimento cultural, como jantares típicos, ensino de cantos folclóricos, aprendizagem da língua, participação em desfiles alusivos e feiras, oficina de artesanato, realização de concursos para a escolha da rainha (krakowianka), princesas (królewnas) e boneca viva (lalka).

A Braspol também publica livros relacionados à história da imigração, gravou CDs com canções folclóricas e patrióticas, e nesse ano comemoramos XXVI anos de sua fundação e 144 anos da Imigração Polonesa no Rio Grande do Sul.

A Braspol tem a Diretoria Executiva Municipal como Presidente: Nelson Zelbrasikowoki; Vice-Presidente: Clessi Biesek; Secretária da Administração: Andrea Caroline Grzelak; Secretária de Finanças: Neiva Salete Lavandoski; e Secretário da Cultura: Luiz Gromowski. Também compõem o quadro administrativo o Conselho Comunitário Municipal e o Conselho Fiscal Municipal.

Mais informações sobre o Café com Memória no Museu do Imigrante, pelo telefone (54) 3451-1773 ou através do e-mail [email protected]

Serviço

O que: Café com Memória – “Cultura Polonesa em Bento Gonçalves”

Data: 25 de março

Horário: 19h30

Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada gratuita