Café com Memória celebra “Vinícolas Antigas de Bento Gonçalves”

1

Entre as iniciativas da AMI – Associação Amigos Museu do Imigrante foi destaque, neste sábado dia 28 de outubro, a segunda edição do Café com Memória, resgatando a história dos primórdios das vinícolas de Bento Gonçalves.

Coube a Firmino Splendor retratar o início das vinícolas com a história da Vinícola Franzoni, tendo sido acompanhado pelos presentes como Rinaldo Dal

Pizzol, Idalêncio Angheben e demais conhecedores do setor vinícola.

Entre as histórias e estórias do vinho e das vinícolas surgiram duas grandes aspirações culturais para serem alcançadas: A realização de um livro, em conjunto com diversos autores, contando com profundidade a história de Bento Gonçalves para que sirva de guia a todos que buscarem conhecer nosso passado; a criação de um espaço virtual para receber o grandioso acervo histórico-cultural de Bento Gonçalves e demais áreas culturais existentes de forma a se tornar acessível e transparente a toda a comunidade.

Também estiveram presentes o secretário de Cultura, Evandro Soares, os membros da Associação Museu do Imigrante, Sandro Giordani (presidente), Ivani Pelicer (secretária),  Ivete Todeschini Menegotto (2ª secretária), Neiva Valenti Poletto (tesoureira), Ademir Jose Gugel e Firmino Splendor (integrantes do Conselho Fiscal da AMI), Deise Formolo (Museóloga do Museu do Imigrante), Agostinho Petroli (Vereador),  Darci Poletto, Dirceu Franzoni, Alberto Miele, Volmir Bellé e Josiane Lucatelli.

Durante o evento foi servido o café e bolos, sendo que no final foi assinado o termo de doação da coleção digital de rótulos antigos de vinhos do Sr. Firmino Splendor para ser deixado junto ao acervo digital do Museu do Imigrante.

A AMI já está preparando a terceira edição do evento com data estimada para o terceiro sábado do mês as 9:30 na Casa das Artes sendo a próxima temática Mulheres de Bento Gonçalves.