Bombona com produto químico cai de caminhão no Bairro Santa Marta, em Bento

O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves atendeu na noite desta segunda-feira, 22, ocorrência envolvendo queda de bombona com produto químico, na Rua Aurino Argemiro Zandonai, Bairro Santa Marta, em Bento. Eram 19h quando a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar recebeu chamado informando o vazamento de Peróxido de Hidrogênio, após um recipiente contendo o produto ter caído de um caminhão com placas de São Domingos do Sul enquanto subia uma lomba.

Ao chegar no local a equipe tratou de isolar a aérea e as vias de acesso. O Peróxido de Hidrogênio quando inalado pode gerar queimaduras, lesões e levar a morte. Auxiliaram na contenção das vias de acesso equipes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Defesa Civil e Brigada Militar.

Após se preparar com roupas para trabalhos com produtos perigosos e equipamentos de proteção respiratória foi possível acessar o recipiente e estancar o vazamento do produto.

O caminhoneiro, de 42 anos, foi retirado da área sem aparentes lesões ou qualquer indício aparente de inalação do produto, e foi encaminhado para atendimento médico.

Com o auxílio de uma retroescavadeira foi possível a colocação de barreiras de terra para evitar que o produto em contato com o solo escorresse para as bocas de lobo da via.

As casas próximas ao local foram evacuadas até que todo produto fosse retirado e a aérea estivesse segura para o retorno.

O que é e para que serve o Peróxido de Hidrogênio

Peróxido de hidrogênio é uma solução líquida sob a fórmula química H2O2, dissolvida em água. Ele é conhecido comercialmente como água oxigenada, sendo muito usado como antisséptico. Mas não é recomendado para uso em machucados ou cuidados com a pele, porque pode levar a complicações perigosas e retardar o tempo de cicatrização de feridas.

O produto se difere da água apenas pela adição de uma molécula de oxigênio extra. Mas essa molécula extra a transforma em um poderoso oxidante. É a razão pela qual o peróxido de hidrogênio é um limpador versátil, e também a razão pela qual você precisa usá-lo com cautela em pessoas e animais de estimação. Ele se decompõe de maneira rápida e fácil quando entra em contato com o ar ou a água, por isso é considerado mais seguro para o meio ambiente do que os produtos químicos com cloro.

 

Central de Jornalismo da Rádio Difusora, com informações do Setor de Comunicação Social do 3° Cia de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves
Fotos: Rádio Difusora e Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves