Bombeiros encerram trabalhos de combate e rescaldo de incêndio em Pinto Bandeira

O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, com apoio de guarnições de Vacaria, e dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, encerrou na quinta-feira, dia 19, os trabalhos de combate e rescaldo de um incêndio que atingia uma Central de Resíduos localizada na cidade de Pinto Bandeira, desde a última segunda-feira.

Nesta sexta-feira o comando da autarquia divulgou uma nota sobre os trabalho realizado ao longo de mais de 80 horas, a qual avaliou como exitosa “demonstrando a capacidade de mobilização de recursos humanos e materiais em prol de um atendimento eficaz e de pronta resposta”.

Confira:

No dia 16, por volta das 5h40min da manhã fomos acionados para combater um incêndio na central de disposição de resíduos da fundação PROAMB, em Pinto Bandeira. Imediatamente a guarnição de serviço da Companhia Especial de Bento Gonçalves deslocou e iniciou a operação de combate a incêndio, permanecendo mobilizada até o dia 19 de novembro (quinta-feira), em um total de 80 horas de combate ao incêndio.

Durante o dia, entre às 6h30min até por volta das 22h00min, as guarnições trabalhavam ininterruptamente para debelar as chamas o local sinistrado, e durante o restante da noite os brigadistas da fundação PROAMB mantinham o material combustível molhado para que não houvesse a reignição nos locais onde havia sido realizado o combate.

Nos dois primeiros dias – 16 e 17 Nov 20, contamos com o apoio do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (bombeiros voluntários) de Garibaldi, e empreendemos força máxima com grande número de Bombeiros Militares, Civis Auxiliares de Bombeiros e Brigadistas, assim como uma mobilização de caminhões Auto Bomba Tanque. Recebemos o apoio de viaturas de combate s incêndio de outras localidades – Vacaria e São Leopoldo – para não deixar a comunidade de Bento Gonçalves e região desguarnecida com os recursos locais.

Foram empregados diariamente três caminhões Auto Bomba Tanque e duas viaturas leves para o transporte de materiais, além do apoio de duas retroescavadeiras, cinco caminhões pipa e seis caminhões tipo caçamba para transbordo de terra, também utilizada como agente de extinção das chamas pelo método de abafamento. Foram consumidos aproximadamente 800 mil litros de água.

A desmobilização foi feita somente após todas as chamas serem debeladas, restando apenas pontos com fumaça que serão abafados a medida em que forem sendo aterrados. Ao final de quatro dias de exaustivo porém incansável trabalho técnico e tático por parte de todas as equipes envolvidas no combate a este incêndio de grandes proporções e distintas peculiaridades, o Comando da 3ª Companhia Especial de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves – Major BATISTA – avalia que a operação foi exitosa, demonstrando a capacidade de mobilização de recursos humanos e materiais em prol de um atendimento eficaz e de pronta resposta para a PROAMB e à comunidade do município de Pinto Bandeira.

Central de Jornalismo/Unidade Móvel Difusora

Fotos: Corpo de Bombeiros