Biblioteca pública de Bento renova acervo do “Balaio da Saúde Literária”

Balaio_4

O projeto “Balaio da Saúde Literária”, instituído em 2010 pela Biblioteca Pública Castro Alves, tem como objetivo criar um dispositivo de acesso ao livro, e despertar o gosto e o hábito pela leitura na população que freqüenta as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A escolha dos balaios foi uma forma de aproximar os moradores da Capital do Vinho da literatura utilizando um símbolo da colheita. Cada cesto de vime, trançado à mão, contém 40 obras de leitura rápida, desde gibis até romances, passando por artigos, crônicas, contos, entre outros. Sem mexer no atual acervo, a biblioteca usou as inúmeras doações recebidas para reforçar os balaios.

Os usuários serão estimulados a ler os materiais dispostos no próprio local e se quiserem continuar a leitura em casa, efetuarem a devolução do material retirado na próxima ida à UBS.

O acesso ao livro é um direito de todo o cidadão, independente da classe social a qual faz parte. Dessa forma, são necessários novos mecanismos de descentralização e democratização cultural, criando políticas públicas que tornem de fácil utilização o acervo da biblioteca.

Entre as diversas iniciativas pela democratização do objeto/produto “livro”, está a proposta de levá-lo aos mais diversos pontos da cidade, numa parceria com a secretaria Municipal de Saúde, por intermédio dos postos de saúde pública existentes no município. O contato da população com materiais de leitura deve ser constante para que desperte o gosto por esse ato, tornando-se um hábito e não um momento esporádico. A ideia é que sejam repostos os livros de três em três meses nas unidades.

Locais: Postinho do Aparecida, Postinho do Barracão, C. R. Materno Infantil, Caic Zatt, CAPS AD, CASMI, Conselho Tutelar, Conceição, CREAS, UBS do Eucaliptos, UBS do Licorsul, UBS do Maria Goretti, UBS do Municipal,UBS do Progresso, UBS do Ouro Verde, UBS do Santa Helena, Tuiuty, UPA São Roque, UBS ao lado da UPA, Espaço do Idoso no Progresso, UBS do Santa Marta, SAE/CTA.

BALAIO_2

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves/Fundação Casa das Artes