Bento teve acréscimo de 0,25% nas vagas de trabalho em novembro

carteira_de_trabalho

A carta do mercado formal de trabalho da Região de Abrangência da UCS apresenta à comunidade dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Nesta Carta, seguindo a definição usada pelo sistema RAIS/CAGED, são usados os termos

Admitidos: início de vínculo empregatício por motivo de primeiro emprego, reemprego, início de contrato por prazo determinado, reintegração ou transferência.

Desligados: fim de vínculo por motivo de dispensa com justa causa, dispensa sem justa causa, dispensa espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte, ou transferência.

Saldo: diferença entre Admitidos e Desligados

O saldo positivo indica a criação de novos postos de trabalho enquanto o saldo negativo indica a extinção de postos de trabalho.

A variação relativa do emprego no mês toma como referência o estoque do mês anterior. A variação relativa no ano toma como referência os estoques do mês atual e do mês de dezembro do ano anterior.

A variação relativa nos últimos 12 meses toma como referência os estoques do mês atual e do mesmo mês do ano anterior.

No mês de Novembro foram abertos 98 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,25% sobre o total de empregos formais.

Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio, com 81 vagas a mais, seguido pela Indústria de Transformação, com 14 vínculos abertos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Agropecuária, com 7 vínculos encerrados, seguido pela Extrativa Mineral, com 1 vaga fechada.

O saldo acumulado no ano é de 216 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram encerrados 383 postos de trabalho no município, um decréscimo de 0,97%. Nesse mesmo período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 124 vínculos encerrados, seguido pela Construção Civil, com 118 vagas a menos.

O único setor que criou postos de trabalho foi o da Extrativa Mineral, com 1 nova vaga. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Extrativa Mineral, com um acréscimo de 0,66%.