Bento terá sessão de cinema gratuita no dia 9

a_superfície_da_sombra_accorde_filmes_2

  A Accorde Filmes e a Fundação Casa das Artes irão promover uma sessão gratuita do longa-metragem A Superfície da Sombra na próxima terça-feira, 9 de outubro, às 19h30min, na sala de cinema da fundação, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.   Após a projeção, haverá um debate aberto ao público com a presença do escritor Tailor Diniz – autor do romance que inspirou o filme – e a produtora executiva Marilaine Castro da Costa, que também foi responsável pelo projeto de acessibilidade para espectadores com deficiência visual ou auditiva.

  A Superfície da Sombra tem distribuição assinada pela Panda Filmes.

> O FILME:   

   A Superfície da Sombra é um thriller fantástico rodado no extremo sul do país em duas cidades com o mesmo nome – Chuí (Brasil) e Chuy (Uruguai). No cenário escolhido para apresentar a jornada de um forasteiro, a fronteira vai além dos limites físicos. Português e espanhol se fundem em um só dialeto não-oficial. Essa característica linguística, presente em 17 mil quilômetros de divisas no continente sul-americano, faz da produção o primeiro filme brasileiro totalmente falado em portunhol.

   Produzido pela Accorde Filmes, o longa-metragem de Paulo Nascimento (melhor diretor no 37o. Festival de Cinema de Gramado por Em Teu Nome) é uma adaptação do livro homônimo do escritor gaúcho Tailor Diniz. O roteiro, também assinado pelo cineasta, dialoga com questões cotidianas do homem moderno, como suas características próprias e, ao mesmo tempo, universais. Ao abordar temas como distanciamento, solidão e generosidade, reencontra um passado não muito distante, violento e cruel da história latino-americana. Na tela, a realidade da fronteira do Brasil é retratada em duas pequenas cidades fictícias entre o Brasil e o Uruguai, separadas apenas por uma avenida, que as une em vez de separá-las.

   O protagonista é interpretado pelo ator Leonardo Machado (vencedor do Kikito de melhor ator em 2009), que recentemente faleceu aos 42 anos vítima de um câncer no fígado. Outro destaque do elenco é o ator uruguaio César Troncoso (de O Vendedor de Sonhos O Banheiro do Papa), que vive um dublê de coveiro e cantor de tangos. A direção de fotografia é de Renato Falcão – brasileiro radicado há 20 anos em Nova York e responsável pela fotografia de sucessos internacionais, como A Era do GeloRio e O Touro Ferdinando.

   Distribuído pela Panda Filmes, o longa também tem recursos acessíveis no Movie Reading – um aplicativo de audiodescrição, legendas e língua de sinais sincronizadas pelo celular ou tablet, inclusive nas salas de cinema.

   Um filme que encanta justamente por não sabermos de que fronteira é essa que estamos falando: a real ou a da vida.

  –  A Superfície da Sombra é um filme de fronteira, mas não só a física demonstrada na história, mas essa invisível que habita dentro de todos nós. O filme se apresenta como thriller fantástico (já que temos que dar um gênero) com uma história onírica e estranha. Mas, juntando todas as pontas, podemos estar olhando para nós mesmos, para nossas decisões e consequências. Minha proposta foi seguir o livro e mergulhar nesse lugar estranho como mergulhamos nas descobertas e, assim, narrar uma história que pergunta seguidamente: de que lado estamos? De cá ou de lá da fronteira? Mais isso importa? Responde o personagem resumido o filme…e a vida – explica Paulo Nascimento.

> SINOPSE:  

   A trama gira em torno de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para ver uma amiga que está à beira da morte. Ele não chega a tempo, mas encontra Blanca (Giovana Echeverria), com quem inicia uma relação imprevista. Ele se depara com uma cidade repleta de pessoas estranhas e acontecimentos misteriosos, tentando encontrar sentido nesse lugar. Mas o protagonista se envolve em uma rede de intrigas marcada por muitos enigmas locais. A fronteira é um limite, porém sem limites, onde é difícil diferenciar o que é ou não real. Tony acaba se perdendo, ou se encontrando ao longo de uma jornada onde não há diferença entre ele e suas almas.

> FICHA-TÉCNICA:

Elenco: Leonardo Machado, César Troncoso, Giovana Echeverria, Marcelo Crowshow, Sirmar Antunes, Karin Roepke, Clemente Vascaíno, Mariane Catalane, Naiara Harry, João França e Simone Telecchi.

Participação especial: Nelson Diniz 

Roteiro e direção: Paulo Nascimento
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa

Direção de fotografia: Renato Falcão

Direção de arte: Eduardo Antunes

Montagem: Marcio Papel

Design gráfico: Aline Bastos D´Ávila

Direção de produção: Mônica Catalane

Trilha sonora: Duca Duarte

Som: André Sittoni
Assistência de direção e preparação de elenco: Ane Siderman

Produção: Paulo Nascimento, Leonardo Machado e Marilaine Castro da Costa.

Distribuição: Panda Filmes

Duração: 87 minutos

Classificação etária: 14 anos

> BREVE CURRÍCULO DO ELENCO PRINCIPAL:

   Além de Em Teu NomeLEONARDO MACHADO atuou em Valsa para Bruno Stein, A Casa Verde e também produziu A Oeste do Fim do Mundo – todos com direção de Paulo Nascimento. Integrou ainda o elenco de O Tempo e o Vento, dirigido por Jayme Monjardim, e Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima. Na televisão, fez parte do elenco de MalhaçãoSenhora do DestinoO CloneViver a Vida e Salve Jorge – produções da TV Globo.

   GIOVANA ECHEVERRIA despontou na TV em Malhação e na série Justiça, da TV Globo, e na novela Vidas em Jogo, da TV Record. Participou também do elenco da websérie A Lei de Murphy, do Gshow.

   O uruguaio CESAR TRONCOSO é um nome conhecido no cinema latino-americano com participações em vários filmes, como O Banheiro do Papa,Em Teu NomeFaroeste CablocoHojeCircular e A Oeste do Fim do Mundo. Também atuou na novela Flor do Caribe, da TV Globo.

> O DIRETOR:

Paulo Nascimento é um cineasta, produtor e roteirista gaúcho. Sócio da Accorde Filmes, já dirigiu oito longas-metragens e dois curtas, além de onze séries para a televisão – as quais também produziu os roteiros. Venceu prêmios em diversos festivais em Gramado (RS), Lapa (PR) e Toronto (Canadá).

> A PRODUTORA – ACCORDE FILMES:

   Sediada em Porto Alegre e com bases em São Paulo e  Nova York, a Accorde Filmes é uma empresa produtora de conteúdo audiovisual com 22 anos de atuação no mercado brasileiro e internacional, tendo produzido séries para Portugal e Globo Internacional, além de cinco longas-metragens, como Em Teu Nome – um dos filmes nacionais mais premiados em 2010 e que disputou a pré-indicação ao Oscar no mesmo ano. Também produziu A Oeste do Fim do Mundo – vencedor dos prêmios de melhor filme e ator no 41o. Festival de Gramado e atriz no Brazilian Film & TV Festival of Toronto, no Canadá.

   Em 2014, a Accorde produziu a série Animal (GNT/Globo) com um grande sucesso de público e crítica. A empresa também trabalha na área de acessibilidade com audiodescrição e legendagem.