Bento: SMED entrega EPIs nas escolas municipais em Bento

Nesta quinta-feira, 10, a Secretaria de Educação realiza a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos para as Escolas Municipais Infantis, que retornam as aulas na próxima segunda-feira, 14. Na oportunidade é realizada a vistoria dos planos de contingência e novo treinamento dos profissionais. Integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) acompanham a vistoria.

Foram entregues termômetros, tapetes sanitizantes, luvas, propés, aventais, face shield, álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras inclusivas. “Estamos entregando os equipamentos adquiridos para as escolas, que vão auxiliar neste retorno com toda a segurança, além disso estamos reforçando a capacitação dos profissionais. Tudo realizado dentro do planejamento da SMED”, destacou a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.

O retorno para os alunos é facultativo e com máximo de 50% dos alunos em sala de aula. Os alunos que não retornarem para escola continuam com as aulas remotas. Para isso, a Secretaria de Educação já organizou o cronograma dos professores, não tendo sobrecarga nas atividades e mantendo o conteúdo para os estudantes. Educadores Infantis de 30 horas ficarão 4 horas em sala de aula e 2 horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto. Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão 3 horas em sala de aula e 1 hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.

Todos os dias será realizada a higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.

O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas municipais – professores, diretores, funcionários – o que será realizado antes do retorno das aulas. Nesta sexta-feira, 11, e no sábado, 12, serão realizados os testes pela Secretaria de Saúde. Serão testados 530 profissionais, das 21 escolas, se alguém apresentar resultado positivo, o mesmo será encaminhado para tratamento e isolamento domiciliar.

Cartilhas de prevenção 

A Secretaria de Educação também disponibiliza aos pais a cartilha contendo os planos de prevenção ao coronavírus. O material foi elaborado através da mentoria e assessoria para combate ao covid-19 realizada pelo Instituto Votorantim em parceria com Instituto Arapyaú e apoio técnico EloGroup.

A assessoria gratuita é realizada com orientação técnica e especializada em gestão de saúde para municípios em todo o território nacional, selecionados via edital e por meio de indicação de municípios. Material pode ser acessado no link

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rafael Albuquerque