Bento recicla 24% de todo o lixo coletado

card_reciclagem_aprovado_700_450_1

Em 2013, 9% do material coletado era destinado corretamente

Na contramão da realidade brasileira, que recicla apenas 3% de todo o lixo coletado, Bento Gonçalves segue progredindo em questões ambientais. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente cerca de 24,20% do lixo coletado anualmente são reciclados. O resultado deve-se a política pública de incentivo a reciclagem e de educação ambiental implantado pela Administração Municipal. Em 2013, apenas 9% do material coletado era reciclado.

Os estudos de caracterização indicam que do total da coleta seletiva, após triagem feita pelas associações recicladoras, aproximadamente 75% compõem a massa de rejeitos que é descartada junto com o resíduo não reaproveitável. Atualmente cerca de 110 toneladas de resíduos são recolhidas diariamente.

A coleta seletiva para reciclagem dos materiais está possibilitando a recuperação diária de 2,40 toneladas de papel e assemelhados; 2,34 toneladas de plásticos; 1,02 toneladas de vidro; 0,24 toneladas de ferro; e 0,07 toneladas de outros metais.

“A reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados. E ainda contribui para a renda de várias famílias, que compõem as oito recicladoras do Município”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias.

A Administração Municipal investe na promoção em educação ambiental, importante instrumento de mobilização da comunidade para mudança de hábitos e comportamentos, especialmente em projetos relacionados à coleta seletiva. “É um trabalho que começa na base, educando as crianças, que são os multiplicadores da importância da reciclagem para o meio ambiente”, afirma Dias.

Entre os projetos realizados estão: Projeto Sensibilização Ambiental, Ame o seu Bairro, Ciclo de Consumo Consciente, Sementes de Cidadania, Eu Jogo Limpo Com Bento, Recicle com a Gente, Agente da Natureza Melhor Idade, Logística Reversa, Eco Vale, Semana do Meio Ambiente e Operação Vindima, conscientizando 21.349 pessoas sobre a destinação correta de resíduos, em 2017. Até junho deste ano, 15.563 pessoas já foram sensibilizadas com as ações.

Outro importante avanço é a proposta de transformar os resíduos em energia alternativa, por meio de uma parceria público-privada exclusiva no país. A construção da Usina de Resíduos Sólidos Urbanos aumentará o percentual de reciclagem na cidade, pois a separação do lixo feita pelas recicladoras contará com auxílio de uma esteira com sensores que identificarão o que é plástico, papel, metal, vidro e lixo orgânico.

Fonte: Prefeitura de Bento