Bento recebe o 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul em outubro

O coro é uma das manifestações musicais mais antigas da Humanidade. Sua beleza e seu encanto se traduzem num conjunto de vozes que entoam canções, músicas, hinos, entre outros ritmos, compondo um espetáculo único e sensível sobre a presença da música na formação do ser humano. É por esse e outros motivos que o coro ou coral é considerado um patrimônio cultural.

E nos dias 7 e 8 de outubro o Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold recebe dois espetáculos de pura grandeza: o 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul, da Federação de Coros do Rio Grande do Sul (FECORS), e o 10º Encontro de Coros da Fundação Casa das Artes.

No dia 7 de outubro, Bento Gonçalves sedia uma das etapas do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul. Intitulado “O Gaúcho quer cantar”, anualmente a FECORS realiza esse evento que tem o objetivo de promover e difundir a prática do canto coral.

No dia 8 de outubro, o Coral da Fundação Casa das Artes apresenta o seu tradicional encontro que, neste ano, chega a sua décima edição. A presidente do Coral destaca a importância da cidade vivenciar de corpo e alma dois dias voltados para a prática do canto coro ou coral: “Estamos muito felizes de firmar a parceria com a FECORS, unindo o nosso evento com o 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul, onde estaremos sediando uma das etapas aqui na cidade de Bento Gonçalves. Desta forma, poderemos apreciar tanto os coros visitantes, no sábado, quanto os coros da cidade, no domingo. Será um evento repleto de música e beleza”.

O Coral da Fundação Casa das Artes foi criado em setembro 1999 pela iniciativa de alguns funcionários da entidade, juntamente com algumas pessoas da comunidade. Atualmente, o coral conta com 20 integrantes. Tem como presidente, Fabiana Keller, e está sob a regência de Gerson de Souza, Bacharel e Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Confira a programação do 52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul e do 10º Encontro de Coros da Fundação Casa das Artes

Sábado – 07-10-2017 – 19h30min
52º Festival de Coros do Rio Grande do Sul ” O Gaúcho quer cantar” – Etapa: Bento Gonçalves
Local: Anfiteatro Ivo Antônio da Rold – Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves
Parceria: FECORS e Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves
PARTICIPANTES:

1) Coral Fundação Casa das Artes – Bento Gonçalves
2) Coral Ítalo-Brasileiro do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
3) Coro Misto Piá – Nova Petrópolis
4) Camerata Hamburgo – Novo Hamburgo
5) Coro Masculino Stadtplatz – Nova Petrópolis

Domingo – 08/10/2017 – 18h
10º Encontro de Coros da Fundação Casa das Artes
Local: Anfiteatro Ivo Antônio da Rold – Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves
Parceria: FECORS e Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves

1) Coro Jovem do Instituto Tarcísio Michelon
2) Coral dos Professores do 12º Núcleo do CPERGS
3) Coro Maioridade Ativa
4) Coro Caminhos de Faria Lemos
5) Coral da Familia Trentini de Santo Antāo
6) Coral do Hospital Tachini
7) Coral Casa das Artes

Fonte: Cultura Bento