Bento permanece com mais de 500 casos ativos de Covid-19 e alta procura por atendimento no Ambulatório de Campanha

O Boletim Epidemiológico emitido pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus neste sábado, 20, atesta que Bento Gonçalves permanece com mais de 500 casos ativos da doença. Entre os pacientes internados na UTI, que são 18, os que estão em isolamento hospitalar, que são 26 e os que estão em isolamento domiciliar, que são 491, totaliza 535 pessoas realizando tratamento contra a doença.

Além destes pacientes, ainda há 219 casos suspeitos, sendo que três estão na UTI, quatro em isolamento hospitalar e 212 em isolamento domiciliar. Na sexta-feira, 19, 190 pessoas procuraram atendimento com sintomas respiratórios no Ambulatório de Campanha do Bairro Botafogo. No total, desde o início da pandemia, em março de 2020, o Município registra 9.376 casos confirmados, 8.679 curados e 162 óbitos.

Conforme o portal Covid Saúde do Governo do Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Município, atualizada às 11h23 da manhã deste sábado, está em 84,4%. Dos 23 leitos SUS, 18 estão ocupados (78,3%) e dos 22 leitos privados, 20 estão ocupados (90,9%).

A Serra Gaúcha foi classificada nesta sexta-feira em bandeira preta no Mapa Preliminar do Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Municípios e Associações têm até às 6h da manhã deste domingo para apresentar recurso solicitando reconsideração nos números. O Governo do Estado, por outro lado, se reúne com o Gabinete de Crise com a premissa de cancelar o sistema de cogestão devido ao aumento considerável no número de casos e, principalmente, de internações.

A partir deste sábado, todos os estabelecimentos não-essenciais nas 11 regiões de bandeira preta devem encerrar as atividades às 22h e o funcionamento somente poderá ser retomado a partir da 5h de amanhã. Num primeiro momento, esta regra vale diariamente até o dia 3 de março. As aulas, que na rede municipal e estadual reiniciariam presencialmente na segunda-feira, 22, estão suspensas, assim como nas escolas da rede particular que já haviam retornado às atividades.

 

Central de Jornalismo da Rádio Difusora