Bento: obras do túnel de acesso norte estão em andamento

As obras do Túnel de acesso norte, no bairro São João seguem em andamento. É uma obra de importante relevância, pois irá promover a interligação entre os bairros, dando mais segurança para população e facilitando a trafegabilidade do trânsito, que recebe mais de oito mil veículos diariamente.

Nesta quara-feira, 16, o Diretor do Ipurb, Vanderlei Mesquita e a diretora adjunta, Melissa Bertoletti Gauer estiveram vistoriando o local. “Uma obra de extrema importância e projetada por uma empresa credenciada junto ao DNIT. Todo projeto teve aprovação e foi apresentado para população. Estamos atentos para resolver todas demandas, inclusive dos acessos ao São João e ao São Roque, para que isso não tenha impacto no trânsito e todos terão acesso garantido”, disse.

A diretora adjunta destacou que no momento é realizado o trabalho de readequação da adutora do local, e deslocamento da passagem de energia elétrica. “Toda obra gera transtornos, alguns imprevistos. Mas, nós estamos juntos no canteiro de obras para que essa obra surta o efeito que ela tem que ser, que é ser o maior nó viário do Município de Bento Gonçalves”, destacou.

A profundidade da obra será de 5,5 metros, sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada e passeio em ambos os lados. Deverão ser escavados aproximadamente 30.000,00m³, o que corresponde a 3.000 viagens com caminhões, e serão necessários 1.958,33m³ de concreto, cerca de 280 caminhões.

A obra compreende a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo. O túnel será responsável pela ligação do Bairro São João ao centro da cidade, sem interferir no tráfego da rodovia.

A intervenção faz parte do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Econômica Federal e terá o investimento de R$ 9.594.925,27. A obra será realizada pelo Consórcio Túnel Bento Gonçalves com as empresas ENGEDAL e Continental com previsão de conclusão em oito meses, contados a partir da ordem de serviço.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rafael de Albuquerque