Bento Gonçalves registra 939 admissões e 957 empregos encerrados no mês de junho

Bento Gonçalves registrou, em junho, 939 admissões e 957 desligamentos, resultando em 18 empregos encerrados, assim, representando um decréscimo de 0,05% do estoque de empregos formais. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 38,5 mil empregos formais.

O resultado negativo do mês de junho marcou o quarto mês seguido de mais desligamentos que admissões, porém com redução do saldo negativo a partir de maio. No acumulado do ano houve destruição de 1,2 mil empregos, contra 563 postos formais criados no mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o município registrou 1,2 mil empregos encerrados. Em suma, 2020 está sendo caracterizado com contração dos empregos, sendo que no mesmo período de 2019 estava sendo criado vagas formais.

Primeiramente, a Indústria registrou 320 empregos encerrados em maio, mas, em junho, ela abriu 44 postos de trabalho. No entanto, as outras atividades seguem tendo mais desligamentos que admissões. Em junho, os Serviços foram o setor que registrou a maior performance negativa, com 31 empregos com carteira assinada encerrados, seguido pelo Comércio, com redução de 18 vagas.

Os números foram apresentados nesta quarta-feira, dia 29, pela Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho que é elaborada pelo Observatório do Trabalho, da Universidade de Caxias do SUl e apresenta à comunidade dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia (ME).