Bento Gonçalves recebe Circuito Fórum Sesc de Envelhecimento

card_envelhecimento_bento_goncalves

Nos meses de outubro e novembro, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc promove o Circuito Fórum Sesc de Envelhecimento 2018, no Interior do Estado, com o objetivo de convidar a comunidade à reflexão sobre os direitos, necessidades e valorização do idoso. A cidade de Bento Gonçalves recebe o evento no dia 16 de outubro, das 8h às 17h30, na Fundação Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível, entregue no dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-6103, no site www.sesc-rs.com.br/bentogoncalves e na página www.facebook.com/sescbentogoncalves.

A edição tem a temática “Envelhecimento e Cidadania” e conta com uma programação intensa de palestras, oficinas, apresentações artísticas e acadêmicas. Entre os destaques, está a palestra “O Envelhecer no Bairro e o Protagonismo do Idoso” com Bibiana Graeff, doutora na área do Direito, professora do curso de Gerontologia que lidera o grupo de pesquisa “Direitos Humanos, Envelhecimento e Velhice”, na Universidade de São Paulo – USP Leste. Também integra as atividades a palestra “Bem-estar e adaptabilidade do Idoso no Ambiente: O Papel da Atividade Física”, com Rodrigo Delevatti, doutor em Ciências do Movimento Humano (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor adjunto do curso de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Circuito Fórum Sesc de Envelhecimento conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal do Idoso e Fundação Casa das Artes. Confira abaixo a programação completa.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Circuito Fórum Sesc de Envelhecimento 2018 – Bento Gonçalves
Envelhecimento e Cidadania

Sesc Bento Gonçalves:
Data: 16 de outubro
Horário: 8h às 17h30
Local: Fundação Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127)
Inscrições no site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura oficial

8h45 – Apresentação artística SEMHAS (Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social) – Grupo Vivendo Melhor: Dança La Verginella

9h – Palestra de abertura: “O Envelhecer no Bairro e o Protagonismo do Idoso”, com Bibiana Graeff

10h30 – Intervalo

10h45 – Apresentação de trabalho: “De Geração para Geração/ Escolas”, Malvina Juliane Ribeiro e Maria Teresinha Batista

11h15 – Painel: Participação Ativa do Idoso na Cidade
– Daniela Quadros da Silva – Secretaria de Habitação e Assistência Social – SEMHAS
– Denise Dal Asta Pedrassani – Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana – SEGIMU
– Vinicius Tomedi – Associação VINO – Viagem Integrada por Ônibus
– Cristiane Wottrich – Secretaria de Saúde

12h15 – Intervalo

13h30 – Apresentação artística do Programa Sesc Maturidade Ativa Bento Gonçalves

13h45 – Apresentação de trabalho: “A Saúde Pública nas Instituições de longa permanência para idosos”, Verônica Filter de Andrade

14h15 – “Bem-estar e adaptabilidade do Idoso no Ambiente: O Papel da Atividade Física”, com Rodrigo Delevatti

15h – Intervalo

15h20 – Oficinas
– Oficina: Educação Financeira e Envelhecimento – Prof. Tiago C. Mignoni
– Oficina: Qualidade de Vida – Daniela Zorzi – Nutricionista
– Oficina: Ações Intergeracionais – Prof. Samuel Sodré

17h15 – Encerramento – Você é Show, com Samuel Sodré

 

Fonte: SESC-RS