Bento Gonçalves: Leãozinho do Bem estimula destinação do IR à causa social

Os bento-gonçalvenses já sabem: toda vez que o governo abre o período para declaração do imposto de renda, abre-se também uma janela para o cidadão local voltar a demonstrar solidariedade com as causas sociais da cidade.

É isso que apregoa a campanha Leãozinho do Bem – lançada há três anos com o intuito de sensibilizar a comunidade para que mais recursos cheguem às entidades prestadoras desses atendimentos. “É um dinheiro que iria para o governo. Nós temos a chance de uma parte dele ficar aqui no município, então, para quem tem que declarar, não custa nada destinar uma pequena parcela do imposto para que ele faça a diferença na vida de quem precisa aqui em Bento Gonçalves”, diz Antônio Carlos Paludo, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis (Apescont-BG), criadora do Leãozinho do Bem.

Até o dia 30 de abril, quando se encerra o período para declaração do IR, os contribuintes podem fazer a destinação de parte do tributo devido por meio do recolhimento da guia, que é gerada automaticamente pelo programa gerador do imposto. Neste período, pessoas físicas podem participar destinando até 3% do IR devido.

O contribuinte não pode esquecer, no momento de elaborar a declaração no programa gerador, de escolher o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica) de Bento Gonçalves como beneficiário – o próprio programa fará o cálculo sugerindo o valor a destinar. Basta confirmar o valor, emitir o DARF correspondente pelo próprio sistema e recolher até o dia 30 de abril. Assim, você estará fazendo a diferença na vida de centenas de jovens atendidos pelas entidades que se reportam ao Comdica, mantendo projetos e permitindo que mais crianças possam ser beneficiadas por atividades sociais, educacionais e recreativas.

O Leãozinho do Bem conta com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Sicoob Meridional e da imprensa local.