Bento Gonçalves: imagem que diz que água terminará em 15 dias é falsa

Uma imagem com suposto teor informativo tem circulado nas redes sociais, principalmente em grupos de Whatsapp de moradores de Bento Gonçalves.

No conteúdo, o texto diz que a água na cidade deve acabar em aproximadamente 15 dias. A suposta informação ainda afirma que o nível da barragem municipal estaria baixíssimo.

Conforme o gerente da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, trata-se de uma Fake News.

Essa imagem não procede. É uma situação que envolve outro munícipio e não Bento. De fato nós temos a barragem com nível um pouco abaixo, porém nossa capacidade de captação está bem superior a 15 dias. Estima-se que não chovendo em até 45 dias, aí sim, estaremos em alerta“, explica.

Dal Pizzol reforça que em época de pandemia do novo Coronavírus e também em virtude da estiagem, a recomendação é para que se faça apenas o consumo de água necessário para situações básicas.

Estamos trabalhando com outras situações, com toda questão da pandemia, e estamos em alerta com a questão da estiagem. Todo e qualquer consumo que não seja essencial, pelo fato de estarmos vivendo essa situação atípica aliada a situação da estiagem, recomendamos que ele não seja realizado. Que seja feito apenas o consumo necessário para as situações básicas. Esta é a nossa orientação nesse momento“, pontua.

Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Fake News