Bento Gonçalves ganhará mais um grupo de Escoteiros

822dcbb1-82ab-4d29-9a83-926360640bec

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Atualmente Bento Gonçalves tem dois grupos de escoteiros. O Ciretama, que se reúne na FERVI e o Videira, que se reúne no Ginásio de Esportes. E agora a cidade está recebendo um terceiro grupo de escoteiros, que fará suas reuniões na sede da Abraçaí. De acordo com o coordenador da comissão de fundação do novo grupo, Lyon Kunz Júnior, a ideia é de se trabalhar, neste novo grupo, com jovens dos 6 aos 12 anos de idade. Adultos também poderão participar como chefes escoteiros, mesmo que não tenham tido contato com o escotismo na infância.

Grupos escoteiros

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo. No País são mais de 100 mil escoteiros: são 671 cidades que reúnem 1480 grupos escoteiros. Levamos o Escotismo para mais de 75 mil jovens por meio do trabalho voluntário de cerca de 25 mil adultos, o que equivale a um adulto para cada três jovens. Nos últimos 10 anos, nosso efetivo cresceu cerca de 35%, alcançando todos os estados brasileiros.