Bento Gonçalves é uma das cidades do Estado com maior agilidade para abertura de empresas

Atualmente o município tem um dos processos de abertura de empresas mais ágeis do Estado, já que o registro no município é realizado num tempo aproximado de 1 dia e 11 horas.

Na primeira quinzena de 2022 já foi registrada a inscrição de 98 empresas, mais que o dobro do mesmo período do ano passado, que teve 33 empresas abertas nos primeiros 15 dias do ano.

Com a Sala do Empreendedor implantada desde 2015, gradativamente tem-se agilizado o processo de abertura e licenciamento das empresas, reduzindo o tempo médio na obtenção de funcionamento e localização definitivo.

A Coordenadora da Sala do Empreendedor, Vitória Ariane Ferreira Lopes, destaca sobre a rapidez no atendimento. “Estamos com um atendimento rápido e dinâmico, e realizado com grande eficiência. O formato digital proporciona essa rapidez e com menos burocracia, diminuindo o prazo de liberação dos alvarás, que em pouco mais de 1 dia o empreendedor já consegue ter seu Alvará em mãos. Nós da Sala do Empreendedor temos por objetivo atender de forma ágil”.

A agilidade e efetividade é explicada também pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani. “A agilidade se deve muito a questão do processo eletrônico. A questão relacionada a desburocratização, a Lei da liberdade econômica e o processo eletrônico fazem a diferença nesse quesito, destacando esses excelentes números”.

Outro destaque na agilidade de abertura de empresas, segundo a Secretária “se refere ao alinhamento constante com os escritórios de contabilidade, que tem sido um diferencial em diminuir prazos e burocracia e os processos tornados digitais”.

Em 2021 foram abertos 20.203 processos no Município. Destas, 9.845 foram abertas na Sala do Empreendedor, 3.242 online através do Portal do Cidadão e 6.612 presenciais, porém transformados em digitais.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sala do Empreendedor

Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 3
Atendimento: 8h às 17h (sem fechar ao meio dia)
(54) 3055-7032
[email protected]

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Econômico

(RM)