Bento Gonçalves é o município com o maior número de agroindústrias do estado

Bento Gonçalves, por meio da valorização da agricultura familiar, se consolida como o município que possui o maior número de agroindústrias do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) são 36 empresas cadastradas no Selo Sabor de Bento, e, 33 inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) do Rio Grande do Sul.

Segundo dados do Departamento Estadual de Agricultura Familiar e Agroindústria, até 30 de junho, Bento Gonçalves assumiu o posto de município com mais estabelecimentos familiares, seguido pelas cidades de Erechim e Santo Antônio da Patrulha, que registraram 29 e 28 agroindústrias, respectivamente.

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar foi criado em 2012 e oferece uma série de vantagens aos produtores. Paralelo a isso, Bento é a única cidade do estado que conta também com um programa municipal. Em 2013, o Programa Municipal de Agroindústria Familiar (PMAF) foi instituído por meio da Lei Municipal nº 5.553, com o intuito de apoiar os pequenos empreendimentos rurais pelo processo de legalização e atividades de incentivo e divulgação. No mesmo ano, foi realizada a criação do Selo Sabor de Bento, com o intuito de gerar identificação da comunidade, agregar valor aos produtos e estimular o consumo, por meio da certificação de qualidade.

O município também é referência em questões de desburocratização, fiscalização e organização na área. “Disponibilizar legislação específica, criar organização de técnicos e funcionários capazes de atender e resolver as situações necessárias para o negócio, disponibilizar espaços para comercialização são alguns dos aspectos e ações efetivas que em Bento Gonçalves se materializaram nessa quantidade de agroindústrias, que alavancaram o município a ser o de maior número desses negócios no Rio Grande do Sul. Isso nos orgulha muito. Isso é mérito da nossa gente”, disse o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli.

As agroindústrias cadastradas no Selo Sabor de Bento podem ser conferidas no link: https://bit.ly/3fgmkAN

Feira Virtual da Agricultura FamiliarA Emater- RS Ascar disponibilizou um canal entre consumidores e produtores de alimentos que trabalham com vendas virtuais e televendas nos municípios gaúchos, que também traz informações sobre cuidados durante a comercialização e o consumo de alimentos em época de pandemia (Covid-19). Dezenove produtores de Bento participam da iniciativa. Confira: http://www.emater.tche.br/site/fevaf/fornecedores

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Laura Kirchhof