Bento e região Uva e Vinho celebram participação no 30º Festuris em Gramado

Bento Gonçalves e a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha estão celebrando a participação e os resultados obtidos junto a 30ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento que foi finalizado neste sábado, dia 10, com um crescimento de 10% de inscritos em relação a edição passada (mais de 10 mil visitantes), bem como estimativa de negócios de R$ 300 milhões.

O estande da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) contou ainda com a participação de entidades como o Bento Convention Bureau (BCB), SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho -, a Associação Caminhos de Pedra, a Rota Rural Encantos de Eulália, a Rota do Vale do Rio das Antas e a Rota Cantinas Históricas, bem como os empreendedores Malhas G´Dom, Farina Park Hotel, Hotel Villa Michelon, Vinocap, Vale das Vinhas, Di Paolo e Giordani Turismo (que também esteve com espaço próprio na feira).

“Avaliamos como positivo porque conquistamos novos contatos e muitas pessoas indo para Bento Gonçalves. Recebemos aproximadamente 178 profissionais, jornalistas e agentes de viagem, de países como Paraguai, Argentina, França, Estados Unidos, além de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte, para as pessoas vivenciarem a cidade graças também e feira”, destacou o  secretário Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto.

A Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste) congregou em seu espaço as cidades de Carlos Barbosa, Cotiporã, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Flores Da Cunha, Nova Prata, Nova Roma Do Sul, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

“A importância é que o Festuris ainda é um dos maiores eventos nacionais do turismo e por isto levamos 11 municípios, que praticamente possuem roteiros já consolidados. O objetivo é mostrar o que é o povo é no cotidiano e fazer esta promoção de uma forma criativa”, disse Beatriz Paulus, diretora executiva da Associação.

Dentre as inovações foi levada ao evento a montagem do tapete de Corpus Christi pelo artista plástico Jesus Reis de Flores da Cunha junto ao estande, bem como a presença do Frei Lori Antonio Vergani – Pároco de Vila Flores e Conselheiro Provincial dos Freis Capuchinhos que efetuou bençãos aos visitantes.

O SEGH esteve ao lado de empreendedores, associados e rotas turísticas da região, além de estar presente como Sindicato.

“É um evento que trouxe o turismo para a Região Sul, saindo um pouco do eixo Rio-São Paulo. Para a Região Uva e Vinho é trazer visibilidade para os municípios que estão engajados com uma forma das pessoas conhecerem que existem estas cidades e que estão empresários fazendo um esforço para estarem prontos a atender o turista”, comentou Márcia Ferronato, executiva da entidade.

A Rádio Difusora 890 acompanhou o evento com boletins durante a programação e especialmente uma atenção a Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha.

A próxima edição do evento acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro de 2019 também no Serra Park.

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora