Bento: crianças da EMEF Fenavinho participam de atividade lúdica sobre a saúde bucal

Saúde bucal de qualidade proporciona bem-estar e a prática de hábitos saudáveis ainda na infância pode evitar problemas futuros de cáries ou doenças bucais. Pensando nessa questão, no último dia 17, terça-feira, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenavinho, acompanhados das professoras Simone Felippe e Mônica Misturini Facchini, participaram do “Projeto Mastigue Bem Bento Gonçalves”, coordenado pela Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares (ABOFM).

Pelo menos 27 crianças, com idades entre 7 e 8 anos participaram da ação, que contou com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Saúde e foi realizada na Fundação Casa das Artes. A atividade ocorreu dentro da programação do 25º Encontro da Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares, que ocorre em Bento Gonçalves.

A Coordenadora do Projeto, Cristina Buta, explicou sobre o método utilizado na atividade.

“Trabalhamos o conceito da higidez do esmalte dental, cárie, higiene bucal, com fio dental alternativo e escova de dente. Fazemos uma dinâmica com dentes de isopor, que em seguida é aplicado esmalte de unha, que destrói o dente, e com isso exemplificando o potencial destruidor da cárie. Após a atividade de promoção de saúde bucal, de uma maneira lúdica, informamos sobre a importância das funções mastigatória e respiratória no crescimento e desenvolvimento harmônico da face”.

Ainda de acordo com Cristina a realização da ação junto à escola foi satisfatória.

“Atingimos nosso principal objetivo, que é de sensibilizar as crianças sobre a importância de manter a higidez do dente, não deixar cariar, para não ter dor, explicando que somente dentes saudáveis podem promover uma correta mastigação, e principalmente, as crianças entenderam que precisam comer alimentos duros e fibrosos para o correto desenvolvimento da face”.

A Diretora da instituição, Suelen Fabretto Minuscoli, comentou sobre a importância da ação.

“Foram oportunizadas vivências relacionadas aos cuidados com a higiene bucal e preservação da saúde, um momento divertido e de grande valia para o aprendizado e conscientização de nossos alunos”.

Simone, uma das educadoras que acompanhou os alunos na ação, também destacou sobre a atividade.

“Nossa participação foi bem proveitosa, onde os alunos puderam acompanhar e ver de forma concreta como cuidar dos dentes. Aprenderam a fazer fio dental com vela, bem como utilizá-lo corretamente. Observaram o processo da cárie de forma lúdica, através de um dente de isopor e esmalte. Ficaram encantados. Além disso, ganharam um kit com escova, creme dental, fio dental e um balão”.

A Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, enfatizou sobre a ação realizada com as crianças.

“O projeto Mastigue Bem tem por objetivo orientar de forma lúdica a importância da mastigação como estímulo de crescimento cranio-facial. A nossa realidade são crianças que preferem alimentos macios, limitando o crescimento das bases ósseas, gerando dentes com falta de espaço. Nessa ação tivemos a oportunidade de incentivar as crianças a consumir alimentos duros, secos e fibrosos (cenoura crua, coco, amendoim, espiga de milho, carnede gado).

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, também salientou sobre a ação com as crianças da EMEF Fenavinho.

“A atividade do Projeto Mastigar Bem, teve como objetivo mostrar a importância da mastigação, que é um processo complexo, que vai além da simples ingestão de alimentos e quando realizada de forma correta, traz benefícios a saúde, como um todo. Ficamos muito felizes em poder fazer parte deste projeto que busca vidas mais saudáveis”.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura