Balada Segura dobra abordagens em Caxias do Sul e reduz flagrantes de embriaguez

Apesar do aumento considerável das blitze da Balada Segura em Caxias do Sul, a proporção de motoristas flagrados alcoolizados vem caindo. O balanço do primeiro semestre de 2017 aponta crescimento de 115% no número de abordagens em relação ao mesmo período do ano passado. Já o percentual de motoristas com teste positivo para álcool ou recusa a soprar o bafômetro passou de 17% para 9% do total de abordados.

Em 47 blitze realizadas de janeiro a junho de 2016, foram abordados 1,9 mil veículos e autuados 323 condutores pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (teste ou recusa). Já neste ano, agentes de trânsito abordaram 4,1 mil condutores em 88 blitze. Nesse período, foram registradas 356 autuações por embriaguez.

Segundo o diretor-geral do Detran RS, Ildo Mário Szinvelski, a redução no percentual de motoristas autuados na Balada Segura aponta que está em curso uma alteração de comportamento. “A mudança cultural no trânsito é um trabalho de longo prazo, que tem forte componente educacional. Mas quando faltam todos os filtros sociais, o trabalho de fiscalização é fundamental”, complementou.

Caxias do Sul implantou a Balada Segura em dezembro de 2014. Nesses quase quatro anos, foram realizadas mais de 300 blitze, com 15,5 mil abordagens e cerca de 8,5 mil autuações registradas. Nesse período, mais de 600 condutores foram flagrados com álcool no sangue e 1,2 mil foram impedidos de seguir na direção por se recusarem a realizar o teste do etilômetro. As operações em Caxias também recolheram 1,3 mil veículos irregulares e flagraram outros crimes não relacionados ao trânsito.

Na cidade serrana, a Balada Segura é organizada em pontos estratégicos do município. Para o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares, os números mostram a importância da ação como ferramenta para um trânsito melhor e mais seguro. “Enquanto existirem condutores alcoolizados, haverá a Balada Segura. Seguimos firmes nessa iniciativa, sempre buscando a conscientização dos condutores caxienses”, afirmou.

 

Fonte: Ascom Detran RS