Aula inaugural do curso de formação de 879 alunos-soldados da BM ocorre por videoconferência

De forma inédita, a aula inaugural do curso de formação dos alunos-soldados da Brigada Militar será transmitida simultaneamente na segunda-feira (8/6), a partir das 13h45, por meio de videoconferência para todas as escolas nas sete cidades onde acontecerá o processo. A abertura será proferida pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. A solenidade terá também a presença virtual do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr, comandantes das escolas, coordenadores dos cursos, instrutores e alunos.

Os 879 novos alunos-soldados estão distribuídos em 45 turmas nas seguintes escolas: Escola de Especialização e Formação de Soldados (EsFES) – Montenegro, EsFES Porto Alegre, EsFES Osório, Polo de ensino de Santa Rosa, Polo de Passo Fundo, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFas) – Santa Maria e Polo Rio Pardo.

Eles receberão instrução de conhecimentos específicos da atividade policial militar e terão disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da Violência, Uso da Força e da Arma de Fogo, Decisão de Tiro, Defesa Pessoal, Medicina Legal e Policiamento Ostensivo. Os alunos-soldado também farão estágio supervisionado para colocar em prática o que aprenderam no curso, juntamente com o apoio de policiais militares experientes.

Como o curso iniciará durante a pandemia, serão respeitadas as normas estabelecidas pelos decretos estaduais que instituíram o sistema de Distanciamento Controlado e a aplicação de medidas sanitárias durante o período da pandemia da Covid-19. Entre as ações, será observado o distanciamento entre os alunos, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.

Texto: Adriély Escouto/Ascom BM

Edição: Secom

Foto: Ilustração