Audiência sobre ligação asfáltica do roteiro “Pelos Caminhos do Pão e Vinho” será no dia 18 de agosto

Sem título2

Na última sexta-feira (14), na Prefeitura Municipal de Santa Tereza, houve a reunião preparatória de mobilização para a audiência pública do projeto de ligação asfáltica “Pelos Caminhos do Pão e Vinho”. Na oportunidade esteve presente o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales – Amturvales, Rafael Fontana; Prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana; Prefeito de Muçum, Lourival Seixas; Prefeito de Anta Gorda, Celso Casagrande; Prefeito de Santa Tereza, Gilnei Fior; Vice – prefeito de Santa Tereza, Ivonei Chimento; Secretário de Turismo de Monte Belo, Alvaro Manzoni; Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – AMESNE, Sérgio Rasador e o Chefe de Gabinete do Município de Santa Tereza, Cassiano Bochi.

Durante a manhã, as lideranças definiram a data da audiência pública, que foi agendada para o dia 18 de agosto, às 10h, no Auditório da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. A ligação asfáltica irá auxiliar no desenvolvimento econômico e turístico do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, integrando o Caminho dos Moinhos e o Vale dos Vinhedos. Este projeto envolve diretamente os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda e Ilópolis.

Estes dez municípios são grandes produtores de suínos, erva-mate, leite, fumo, aves, móveis, vinhos, fruticultura, produtos de higiene e limpeza. Diariamente transitam cerca de 800 veículos leves e pesados e nos finais de semana, ocorre um grande fluxo de turistas que utilizam a rota para ir até a Serra Gaúcha e outros que saem da Serra para ir até o Vale do Taquari.

Em termos de turismo esta integração entre as duas regiões proporcionará um incremento na oferta turística, oportunizando aos visitantes novas opções e ampliação no tempo de permanência.

“Nós pretendemos mobilizar secretários de estado, deputados estaduais e federais, além de entidades e lideranças regionais para a audiência. Iremos reunir mais de 300 pessoas. Essa união de esforços entre a iniciativa privada, os governos, lideranças locais e os nossos representantes estaduais e federais é fundamental para podermos planejar e executar estas ações que visam o desenvolvimento das duas regiões”, destaca o presidente da Amturvales, Rafael Fontana.

A audiência está sendo promovida pelas entidades regionais, Associação dos Municípios do Vale do Taquari – AMVAT, Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – AMESNE, Município de Bento Gonçalves, Associação de Turismo da Serra – ATUASERRA e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales – AMTURVALES.

Fonte: Divulgação