Atuaserra congrega nove municípios da Região Uva e Vinho no Festuris 2019

Entendendo a importância de divulgação e promoção do turismo, a Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste) integra nove municípios da Região Uva e Vinho em um estande conjunto na 31ª edição do Festuris (Festival Internacional de Turismo) de Gramado. A temática da exposição é o enoturismo, algo em comum das cidades participantes.

Para a diretora executiva da Associação, Beatriz Paulus, trata-se de uma “possibilidade do empreendedor vir em parceria com o Poder Público e ambos realizarem uma divulgação bastante interessante, de forma coletiva e cooperada”, destacou.

A participação é viabilizada com aporte dos Municípios, além do apoio do Sebrae-RS e patrocínio da Sicredi Serrana.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Prata e integrante do Comitê Gestor da Atuaserra, Everson Marca, o Festival é “um impacto para o Destino, porque conseguimos dar ao visitante algo diferenciado, que ele possa se agradar e visitar a nossa região”, afirmou.

O Roteiro Termas e Longevidade presente no espaço, tem ainda a presença das potencialidades de Cotiporã. A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Gabriel, entende que “é válido porque conforme a participação a gente vai percebendo que as demandas chegam em nosso município”. É o terceiro ano consecutivo que a localidade tem representatividade na Feira.

A aproximação da 5ª FestFlor, que inicia dia 21 deste mês em Vila Flores, é divulgada para os visitantes do Festuris. O vice-prefeito Rudimar Peruzzo, afirmou para Rádio Difusora que “não tem lugar melhor para divulgarmos a nossa festa nesta feira que é uma vitrine do setor do turismo”. Um frei da Pousada dos Capuchinhos esteve presente com bençãos e o reforço de fé ao público.

O Roteiro Caminhos de Caravaggio formalizou durante o Festuris uma parceria com o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Trata-se de um complemento que valerá para o trajeto “A Coruña”, que integra o chamado caminho inglês, trecho final do roteiro daquele País.

O Caminhos de Caravaggio foi lançado oficialmente em maio e liga o santuário de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha. O trajeto passa ainda por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. O roteiro também conta com emissão de certificado, que pode ser obtido carimbando outro passaporte, que não tem relação com o de Santiago de Compostela. O ofício pode ser obtido nas secretarias de Turismo dos municípios envolvidos e nos santuários.

Flores da Cunha divulga no evento a 14ª FenaVindima, que ocorre a partir de fevereiro de 2020 e além disso, as demais potencialidades e programações são expostas no Festival pelas cidades de São Marcos, Veranópolis, Garibaldi e Nova Roma do Sul.

 

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora *de Gramado