Ato com Ministra da Agricultura reconhece importância da Tecnovitis em Bento

Após o segundo dia de realização da 3ª edição Tecnovitis – Feira de Tecnologia para Viticultura – em Bento Gonçalves, na comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, junto ao Complexo do Hotel Villa Michelon, a noite desta quinta-feira, 5, foi marcada pelo protocolo oficial com o pronunciamento das autoridades.

O momento teve as boas vindas do presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), Elson Schneider, salientando o significado de mais uma feira que tornou-se o encontro da cadeira vitícola, além da representatividade do Governo Federal, com a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), deputados federais, estaduais, Prefeitos, Vereadores, lideranças do setor, entidades, patrocinadores, expositores entre outros.

A ministra disse que os produtores de vinho brasileiros devem se preparar, com a ajuda do Ministério da Agricultura, para estarem prontos quando o acordo entre o Mercosul e a União Europeia entrar em vigor e destacou a necessidades de adequar a legislação do setor.

“Temos que ver a oportunidade que esse acordo vai nos trazer para a gente subir a régua e consertar uma série de coisas que estavam travadas. E aproveitar que o brasileiro está gostando de tomar vinho, vocês têm vinhos bons. Em vez de só comprar vinhos lá de fora, vamos fazer um mix: eles que tragam os vinhos deles, mas vamos colocar os nossos na frente nas prateleiras de venda e para que a gente possa também exportar vinhos de qualidade aqui dessa região para todo o mundo”, disse a ministra.

A ministra salientou que o Ministério irá trabalhar para adequar a legislação do setor em um prazo de seis meses. “Tenho certeza de que vamos conseguir ser muito competitivos. Temos que ver quais são os nossos gargalos, como carga tributária, custo de produção e a legislação também é importantíssima para que a gente possa caminhar”, disse.

Para Elson Schneider, a “qualidade traz renda para todo o viticultor. Não vamos ficar fora deste processo e queremos engrandecer o nosso setor. Não temos medo de produtos europeus ou americanos porque também temos qualidade”, referiu, sobre o Acordo do Mercosul como forma de reconhecimento a vitivinicultura brasileira.

Mais cedo, a ministra participou da 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Durante todo o dia em virtude do encontro internacional, em um determinado momento havia a expectativa da presença do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a passar com seu forte aparato de segurança em frente ao acesso da Feira, mas não parou, em razão de outras agendas.

A Tecnovitis continua nesta sexta-feira, 6. das 10h às 18h. Confira AQUI a programação.

Serviço: Tecnovitis 2019

Quando: de 04 a 06 de dezembro, das 10h às 18h,

Local: na comunidade do 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Entrada: gratuita

Informações: (54)3702-2217 (54)3702-2216 (54) 9. 9939-9511 ou pelo site:

www.tecnovitis.com.br

*Aguarde outros detalhes.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Marlove Perin (*Colaborou com a Rádio Difusora).

Foto capa: Ministério da Agricultura