Atividades alertam sobre a importância do pré-natal odontológico

tenda

Quem passa pela Via Del Vino, em Bento Gonçalves, pode conferir uma das atrações da Semana do Pré-Natal Odontológico. No local, foi montada uma estrutura onde são repassadas informações à comunidade sobre a importância da saúde bucal também durante a gravidez.  Atividades são desenvolvidas, paralelo a isso, nas unidades de saúde do município.

De acordo com a odontóloga Márcia Rotava, na tenda localizada no centro da cidade, de 20 a 22 de março, pode ser feita também avaliação da saúde bucal da gestante. Ela ressalta a importância dessas avaliações também para a criança. “Vai ter inscrição para concorrer a um mini book. Toda a gestante que fizer avaliação vai ganhar um pôster e vai concorrer a um berço”, afirma.

A orientação para a gestante tem como objetivo prevenir os problemas bucais que podem acontecer na gestação em função do aumento de volume de sangue, lembra Márcia. Essa situação pode provocar gengivite por causa da placa que fica acumulada no dente. “Esse dente tem que ser mais limpo em função dessa resposta inflamatória por causa da gestação. Essa gengivite pode dar parto prematuro ou até mesmo o aborto em casos graves”, ressalta.