Associação Médica do RS realiza debate em Bento sobre transtornos do humor e suicídio

298554_655782_caravana_amrigs_em_bento_goncalves__2_

Iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul que promove e difunde conhecimento, a Caravana AMRIGS estará em Bento Gonçalves na quarta-feira (09/11), tratando sobre o tema “Transtornos do Humor e Suicídio – Avaliação e Tratamento”. A palestra, ministrada pelo psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo, vai abordar o mal silencioso que mata mais de mil gaúchos por ano. O evento terá, ainda, as participações especiais da médica Neice Muller Xavier Faria, que atua na Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves, e do psiquiatra Rodrigo Casagrande Tramontini, do Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas (CAPS-AD) do município serrano.

Atualmente mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que significa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são registradas 32 mortes, diariamente, sendo que o Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. Por isso, o evento promovido pela AMRIGS ganha ainda mais importância.

Rafael Moreno Ferro de Araújo é graduado em Medicina e Pós-Graduado em Psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Possui título de especialista em Psiquiatria (TEP) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e é Mestre e Doutorando em Medicina-Neurociências pela PUCRS.

A palestra, voltada para médicos, profissionais da saúde e para comunidade em geral, tem entrada gratuita e acontecerá no auditório da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, na Rua Arlindo Franklin Barbosa, 460, bairro São Roque, a partir das 13h30min. A iniciativa integra a programação do VIII Ciclo de Capacitação de Médicos e Profissionais da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde da cidade da Serra gaúcha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3055 7269.

Coordenada pelo médico Bernardo Aguiar, a Caravana AMRIGS busca influenciar na melhoria da saúde, das condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas dos associados e comunidade. O tema faz parte da campanha da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), “SAÚDE PREVENTIVA: Pratique essa Ideia!”

Fonte: Play Prass