Assentados da reforma agrária recebem sementes de arroz para cultivo no RS

paa_fornecedores_-_hortalicas_0

Agricultores familiares da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP) irão fornecer sementes de arroz a 187 famílias de assentados no estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), investiu R$ 500 mil na compra de 261 toneladas de sementes de 33 pequenos produtores gaúchos.

As doações contemplam pequenos agricultores dos municípios de Tapes, Eldorado do Sul, Guaíba, Charqueadas, São Jerônimo, Nova Santa Rita e Viamão, que utilizarão as sementes para cultivo. A entrega do produto será realizada pelo Instituto Nacional de Comercialização e Reforma Agrária (Incra), instituição que solicitou a aquisição.

A compra de sementes de arroz foi feita por compra direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política do governo federal que visa fortalecer a agricultura familiar e, simultaneamente, contribuir com o enfrentamento da fome e da pobreza. Na modalidade Aquisição de Sementes, a Conab pode comprar sementes de organizações da agricultura familiar com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP-Jurídica). A destinação do produto segue demanda de órgãos parceiros, com prioridade para famílias de agricultores familiares inscritos no Cadastro Único, mulheres, assentados, povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Fonte: Conab