Apresentado projeto de nova sede da Apae de Bento, no bairro Imigrante

IMG_6803

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bento Gonçalves, entidade com 51 anos de atividades no município, apresentou no começo da noite desta terça-feira, 12, o projeto de sua nova sede. Depois de um negócio realizado com uma construtora do município (os valores e o nome da empresa não foram divulgados), foi efetuada a troca de área para um espaço no bairro Imigrante.

A proposta da nova sede, localizada na Travessa Domênico Zanetti, foi apresentada pelo arquiteto Fernando Pasquali. A proposição dá conta de construção da nova área em 18 meses. No local haverão salas multiuso, salas de aula, de vídeo, auditório, piscina térmica, consultórios, refeitório, cozinha, área verde para hortas e atividades ao ar livre, ecoterapia, entre outros itens.

“A gente tentou fazer um projeto mais adequado possível para as necessidades atuais e futuras da Apae, que cria um contato direto com a natureza, com espaços agradáveis e adequados”, afirmou o arquiteto.

A APAE oferece serviços na área de assistência social, educação, saúde, na defesa dos direitos e no combate ao isolamento social, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiências buscando assegurar o direito ao exercício da cidadania. A entidade atende 180 alunos com cerca de 20 funcionários, a maioria cedidos pela Prefeitura Municipal, assim com o transporte.

Para o presidente José Ernesto Morgan Oro, a nova sede “representa um passo muito grande. Este projeto é para cem anos, pensando único e exclusivamente nos nossos alunos. A deficiência faz com que temos que ter uma Apae sem escadas, adaptações, e o novo projeto vai dar amplitude e um tratamento melhor para os nossos alunos”.

O ato de apresentação da nova sede, negócio que extraoficialmente teria girado em torno de R$ 15 milhões (o valor não foi confirmado pela direção da entidade), teve a presença de ex-dirigentes, apoiadores, do prefeito Guilherme Pasin e vice Aido Bertuol, do presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel, Secretários Municipais e representantes de entidades.

Foi também lançado um trabalho nesta noite de reforço de busca de associados para apoio aos projetos da Apae. Para interessados pode ser mantido contato na Av. Planalto, 914 – São Bento, atual sede, ou via telefone (54) 3452-1797. No dia 27 de agosto a Associação completou 51 anos de atividades.

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora