Após soldado ser detido por ‘racha’ nas ruas de Bento, 6ºBCOM divulga nota

Em virtude de um jovem ser detido na última madrugada, soldado do 6º BCOM, após envolvimento em um ‘racha’ pelas ruas de Bento Gonçalves, a unidade militar divulgou uma nota oficial que segue:

Com relação ao episódio veiculado em mídia, no qual um militar do 6º Batalhão de Comunicações se chocou em um poste de energia elétrica na rua Marechal Deodoro, Centro de Bento Gonçalves, o Comandante da Organização Militar, Coronel Nelson Marinho de Bastos Junior, informa:

1. Lamenta-se o fato ocorrido pois poderia ter ceifado vidas, causar profundo sofrimento, ampliando o prejuízo causado à sociedade.

2. O Exército Brasileiro é uma instituição comprometida com o fiel cumprimento da Lei, em especial, a Lei de Trânsito. Particularmente, no Batalhão Presidente Geisel, a obediência irrestrita às regras estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito é
estimulada por meio de palestras a respeito de direção defensiva, cujo alvo é o público interno. Também, se busca conscientizar os militares a respeito desse importante tema, por meio de conversas e orientações, que faz parte da rotina da ação de comando em
todos os níveis.

3. Os Integrantes das Forças Armadas devem obedecer a severas normas disciplinares e a estritos princípios hierárquicos, que condicionam a vida pessoal e a profissional. Assim, o militar de qualquer posto ou graduação que pratica atos de natureza delituosa ou transgride normas disciplinares, ainda que seja fora do aquartelamento, também responde a processos administrativos internos, conforme previsto pelo regulamentos.

4. Para melhor elucidar o caso em questão, esclarece-se que o jovem, que se envolveu no fato em tela, está cumprindo o serviço militar obrigatório. Por força de dispositivo legal, está preso no quartel por determinação e à disposição da justiça comum. Concomitantemente aos procedimentos que serão adotados pelos órgãos competentes, foi instaurada uma sindicância, com o objetivo de averiguar a conduta do militar à luz do Regulamento Disciplinar do Exército (RDE).

Bento Gonçalves, 07 de fevereiro de 2019.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora