Após audiência pública, prefeitos vão a Brasília apresentar projeto da Rota do Pão e do Vinho

916b7c63-fde1-4ba1-bb64-4d92887dd25c

Após audiência pública realizada na última sexta-feira, dia 18, no auditório da Casa das Artes em Bento Gonçalves, prefeitos e representantes do poder público da região se mobilizam para uma importante reunião com a bancada gaúcha em Brasília para apresentar o projeto de asfaltamento da Rota do Pão e do Vinho, via que ligará a Serra com o Vale do Taquari, fomentando ainda mais o turismo com a integração do Vale dos Moinhos com o  Vale dos Vinhedos e auxiliando no desenvolvimento da econômico da região.

O prefeito de Santa Tereza, Gilnei Fior falou da viajem a Brasília e da expectativa da reunião com a bancada gaúcha “é muito importante pra gente essa audiência pra conseguirmos concretizar esse asfaltamento, que irá beneficiar muito a região do Vale dos Moinhos com a Serra. Seria muito importante porque além de Santa Tereza iria beneficiar outras cidades da região e está todo mundo em conjunto trabalhando, então creio que vamos conseguir encaminhar esse projeto que vai beneficiar não só o turismo mas também as empresas e os negócios” destacou.

Lourival Seixas, prefeito de Muçum, importante município da região,  ressaltou o crescimento que a obra irá trazer para os municípios envolvidos e salientou a união de todos “você imagina o crescimento que essa obra irá trazer para as duas regiões, da Serra e do Vale do Taquari, em termos financeiros. O mais importante é que estamos trabalhando em conjunto, todos nós prefeitos, então eu sinto que estamos fortes em questão de união pra conseguir esse projeto”.

Quem esteve presente na audiência pública e está diretamente envolvido na causa foi o deputado Federal Giovani  Chimento, que salientou que o projeto irá “movimentar” a bancada gaúcha em Brasília “com certeza esse projeto vai movimentar a bancada e nós vamos procurar encaminhar logo pra que seja uma das prioridades para esse ano”.

Nesta terça-feira, 22, a comitiva da região se reúne com a Bancada Gaúcha na câmara dos deputados, às 17h30min, para apresentar o projeto. Após será encaminhado ao Ministério do Turismo e das cidades.

A estrada de 61 Km de extensão envolve diretamente os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda e Ilópolis. Juntos os Municípios compreendem cerca 166 mil habitantes. São 418 empreendimentos que geram cerca de 2.013 empregos.

Na audiência de sexta-feira, estiveram presentes o Prefeito Guilherme Pasin; representando os Municípios do Vale do Taquari, Prefeito de Muçum, Lourival Seixas; Prefeito e vice-prefeito de Santa Tereza, Gilnei Fior e Ivonei Chimento; da região dos Vales, Rafael Fontana; e da Atuaserra, Gilberto Durante, presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel Neto. Deputados, Estadual Edson Brum (PMDB), Federais Pompeo de Mattos (PDT) e Giovani Cherini (PR), além de prefeitos, vereadores e empresários dos Municípios pertencentes à rota.