Ano letivo da UCS inicia na próxima segunda-feira

A Universidade de Caxias do Sul inicia o primeiro período extensivo do ano letivo de 2017 na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, nas oito unidades de ensino, localizadas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Canela e Vacaria. As aulas do semestre terminam em 15 de julho.
Os alunos podem obter mais informações sobre a sua vida acadêmica no Portal UCSvirtual (http://ucsvirtual.ucs.br) e na Central de Atendimento, pelo e-mail [email protected]

O ano de 2017 marca o cinquentenário da Instituição. Ao longo de seus 50 anos, a UCS é responsável pela formação de cerca de 100 mil profissionais, que têm a possibilidade, também, de aperfeiçoar sua formação nos programas de pós-graduação – são 70 cursos de especialização e MBAs, oito doutorados e 16 mestrados nas áreas de Agrárias e Biológicas, Engenharias e Tecnologias, Gestão, Hospitalidade, Humanas, Jurídicas e Saúde.

Hoje, a UCS conta com 38 mil alunos em seus cursos de graduação, pós-graduação, mestrados, doutorados e extensão.

Nesta semana, funcionários e professores estiveram reunidos com a Reitoria. Os encontros aconteceram em um clima de comemoração e integração, com uma programação que mesclou dados do cenário institucional atual e a criação de momentos que destacaram aspectos importantes da trajetória da Universidade. Para muitos que iniciaram sua atuação na UCS mais recentemente, o encontro foi uma oportunidade de conhecer a história da Universidade, um momento de compreender a importância da sua atuação na continuidade dessa história.

Com os coordenadores do curso, a Pró-Reitoria Acadêmica procurou refletir e discutir temas e questões que envolvem os projetos pedagógicos e a análise dos indicadores de desempenho dos cursos.

Nos encontros, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou que este é o momento de “celebrar os 50 anos de uma caminhada. Celebrar e lançar os próximos passos. A Universidade só vai ser melhor se nós formos melhores. A Universidade não é os seus prédios. As pessoas e o trabalho que elas realizam é que são a Universidade. O futuro de excelência da Universidade depende de todos nós.

Além de apresentar as Diretrizes Institucionais e os dados que resumem a situação econômico-financeira da Instituição, o reitor anunciou algumas medidas a serem implementadas neste semestre com a finalidade de aperfeiçoar a gestão universitária e buscar a sustentabilidade institucional. Para facilitar o acesso aos cursos da Universidade foram criados os “Incentivos UCS 50 anos”, que irão beneficiar acadêmicos ingressantes via transferência; acadêmicos pertencentes a um mesmo grupo familiar; acadêmicos com os estudos interrompidos no período de até três anos; e ingressantes com mais de 60 anos. Mais informações sobre os “Incentivos UCS 50 anos” podem ser obtidas no site www.ucs.br ou na Central de Atendimento, pelo e-mail [email protected]

UCS Línguas Estrangeiras
As inscrições para o Programa UCS Línguas Estrangeiras seguem abertas até o dia 3 de março e as iniciam em 6 de março. São oferecidos cursos nos idiomas de alemão, espanhol, chinês, francês, inglês, italiano, russo e japonês. Informe-se pelo telefone (54) 3218.2435.

Programa UCS Sênior
Também no dia 20 de fevereiro, iniciam as aulas do Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade nas unidades universitárias em que é oferecido – Caxias do Sul, Vacaria, Farroupilha e Canela. Esse programa recebe pessoas a partir dos 50 anos.

O principal critério, válido para todos os ingressantes, é a vontade de participar e interagir em grupo na realização de atividades que têm como foco principal a Educação e a Longevidade. A escolha é do aluno, a partir de seus interesses prévios, aptidões e objetivos. Para mais informações, contate o Programa pelo telefone (54) 3218.2355.

Fonte: UCS