Amesne debate porto no Litoral Norte e o panorama da Dengue no estado durante reunião em Paraí

Na última sexta-feira, dia 5, foi realizado na Câmara de Vereadores de Paraí, mais uma reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), a qual é presidida atualmente pelo prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin.

Na pauta da reunião assuntos como o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a Chikungunya, com destaque para a imunização e áreas infectadas; meio ambiente, com soluções para o tratamento de efluentes; processamento de resíduos sólidos urbanos; estradas, e a construção de um porto de cargas no Litoral norte gaúcho.

A reunião foi comandada pelo prefeito de Cotiporã, Carlos Breda, vice-presidente da Amesne, O presidente Guilherme Pasin esteve em uma agenda com o governador do estado, Eduardo leite, em Bento Gonçalves.

Entre todas as pautas a que mais teve destaque entre os presentes, foi o projeto da construção do Porto de Torres apresentado pelo diretor institucional do CIC Caxias do Sul, Ruben Bisi, e pelo ex-deputado federal e engenheiro Civil, Fernando Carrion. Antes porém, houve uma apresentação sobre o atual panorama da imunização e das áreas infectadas pelo mosquito da Dengue no estado.

Participaram da reunião, prefeitos de cidades da região de abrangência, entre eles, o ex-presidente da Amesne e prefeito de Veranópolis, Valdemar de Carli, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, de Santa Tereza, Gilnei Fior, entre outros, além de, membros de entidades representativas, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda e o senador Luiz Carlos Heinze que chegou durante a reunião para se juntar aos membros da mesa.