Alunos do Senac-RS conquistam medalhas de ouro e prata em competição nacional

Depois de quatro dias de provas emocionantes com alunos do Senac de todo o Brasil, a cerimônia de premiação, realizada neste domingo, 24, consagrou os melhores competidores das ocupações Cabeleireiro e Recepção de Hotel na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. O Rio Grande do Sul subiu no pódio nas duas ocupações em que disputou: o competidor Fernando Belle Casagrande, de Bento Gonçalves, conquistou a medalha de ouro na ocupação Cabeleireiro e Thaís Rozales Ribeiro, de Porto Alegre, ficou com a medalha de prata na ocupação Recepção de Hotel. Com a conquista do 1º lugar, o gaúcho agora representará o Brasil na WorldSKills – maior competição de educação profissional do mundo – que acontece em Xangai, na China, em 2022.

Foram cerca de dois anos de preparação para a nacional com treinos diários e simulados de situações reais das profissões. Fernando Belle Casagrande, que ingressou com 15 anos no Curso de Cabeleireiro no Senac Bento Gonçalves, comemora o resultado. “Ganhar a medalha de ouro foi incrível porque eu fiquei muito tempo me preparando para conseguir isso, era o que eu buscava. Vou continuar dando o meu melhor e  representar o Brasil da melhor forma possível no mundial na China, em 2022”, afirma.

Thaís Ronzales, a primeira representante do RS na ocupação Recepção de Hotel, também comemorou a medalha de prata. “Foi muito desafiador, mas ao mesmo tempo empolgante realizar as várias provas na mesma semana”. Ela ingressou no Tecnólogo em Hotelaria na Faculdade Senac Porto Alegre em 2020 e agora espera compartilhar as experiências vividas na etapa nacional com os demais alunos e próximos representantes do RS nas competições.

As medalhas desta semana nas ocupações Cabeleireiro e Recepção de Hotel somam às duas conquistas no dia 9 de outubro pelo Thiago Bertuol, 2º lugar na ocupação Cozinha, e Amanda Bittencourt, que conquistou o bronze em Estética e Bem-estar. Na próxima semana, ainda acontecem as provas de Serviços de Restaurante e Cuidados de Saúde e Apoio Social. O Senac-RS terá mais dois alunos na disputa, respectivamente, Chrystian Paiva, de Bento Gonçalves, e Larissa Vitória Apollo, de São Leopoldo.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

As Competições Senac de Educação Profissional reúnem alunos que se destacam no Senac em todo o Brasil. Neste ano, 21 estados participam do evento que contará com alunos do Senac que apresentarão suas competências em situações práticas do dia a dia de trabalho nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.

 

Fonte: Senac
Foto: Divulgação Senac

(RM)